psiacanalista

4410 palavras 18 páginas
HELOÍSA GROBMAN

Sobre a Etiologia do Autismo:
Fatores Relacionais e Orgânicos

Monografia de Conclusão do Curso
“La Integración del Niño Autista a la Escuela Comun”

Dra. Liliana Kaufman

Brasil – SP
2008
SOBRE A ETIOLOGIA DO AUTISMO Fatores Relacionais e Orgânicos

Heloisa Grobman

1) RESUMO:
O presente trabalho pretenderá esboçar uma explicação etiológica para o autismo,tomando as bases orgânicas e relacionais em discussão,no sentido de lançar hipóteses.Deseja-se centrar que o trabalho com a criança autista deve levar em conta suas dificuldades com a imagem do próprio corpo.

2) INTRODUÇÃO:
Sabe-se que os estudos sobre o autismo se tornaram mais profícuos a partir das contribuições de Freud sobre a etiologia das psicopatologias, pois a partir dos mesmos a importância dos fatores relacionais pôde ocupar cada vez maior espaço em tais questionamentos, e a determinação orgânica das psicopatologias pôde ser redimensionada, e diferenciada do modelo neurológico vigente até então com a preponderância das tendências evolucionistas que compunham o cenário científico até o final do século XIX.
O autismo foi primeiramente localizado como síndrome isolada de outras psicopatologias infantis, bem como dos quadros de deficiência mental, nos anos 40 por Leo Kanner. Segundo o psiquiatra, o que caracterizava como patognômico o comportamento dessas crianças era a incapacidade de estabelecer relações com as pessoas e então reagir “normalmente” às situações desde o início da vida. Dificuldades em adquirir linguagem, ou usá-la, horror a ruídos fortes ou objetos em movimento, bem como excelente capacidade de memorização decorada, tendência a padrões repetitivos de comportamento, boa potencialidade cognitiva foram mencionados pelo autor, que chegou a atribuir uma certa frieza e distância no

Relacionados