Stefania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O autismo é uma síndrome comportamental com características de um distúrbio de desenvolvimento. Caracteriza-se por disfunções a nível das capacidades físicas, sociais e linguísticas; anormalidades no relacionamento com objetos, eventos e pessoas. Estudos realizados demonstram que fatores emocionais não são causadores isolados da doença, e que fatores biológicos aparecem em quase ouem todos os casos de autismo, porém ainda não foi descoberto um marcador biológico especifico. (Arons & Gittens , 1992; Baron-Chohen, 1990; Frith , 1996; Marques, 1993, 1998; Pereira, 1996, 1999; Powell & Jordan, 1997).
A etiologia do autismo não foi bem definida. Com os avanços do domínio da neurocirurgia, algumas investigações sugerem que não há um dano físico no sistema nervoso centralque desempenhe um papel primário no seu aparecimento. Existem sim fatores genéticos e ambientais que são considerados como determinantes, embora a maioria dos autores aponte para a multicausalidade.
É um espectro de desordens que vão desde uma profunda incapacidade de se comunicar e retardo mental a sintomas relativamente leves, como a síndrome de Asperger. Algumas crianças, apesar de autistas,apresentam inteligência e fala intactas, algumas apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes atrasos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes e outros parecem presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. O autismo é mais conhecido como um problema que se manifesta por um alheamento da criança ou adulto acerca do seu mundo exteriorencontrando-se centrado em si mesmo, ou seja, existem perturbações das relações afetivas com o meio. A maioria das crianças não fala e, quando falam, é comum a ecolália (repetição de sons ou palavras), inversão pronominal etc.. O comportamento delas é constituído por atos repetitivos e estereotipados; não suportam mudanças de ambiente e preferem um contexto inanimado. O termo autismo se refere áscaracterísticas de isolamento e auto-concentração das crianças. O autista possui uma incapacidade inata para estabelecer relações afectivas, bem como para responder aos estímulos do meio. É universalmente reconhecida a grande dificuldade que os autistas têm em relação á expressão das emoções.
São relatadas algumas características nos altistas como: dificuldade em estabelecer contato com os olhos,parece surdo, apesar de não o ser, pode começar a desenvolver a linguagem mas repentinamente ela é completamente interrompida; age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros; por vezes ataca e fere outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso; costuma estar inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas; não explora o ambiente e as novidades ecostuma restringir-se e fixar-se em poucas coisas; apresenta certos gestos repetitivos e imotivados como balançar as mãos ou balançar-se; cheira, morde ou lambe os brinquedos e ou roupas; mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente dentre outros.
O autismo infantil é extremamente serio e envolve três sintomas primários, que são eles: a falta de responsividade aoutras pessoas, as crianças autistas não se incomodam com a presença de outras pessoas, parecem viver em seu próprio mundo e quando bebês não choram ao serem deixadas sozinhas. O segundo sintoma é prejuízo na comunicação verbal e não- verbal, as crianças com autismo encontram dificuldades com a linguagem. Elas são mudas ou apenas emitem sons sem sentido que não são usados para comunicar-se comoutros. Algumas crianças autistas falam por meio de ecoladia, ou seja, a criança repete o que lhe é dito, em alguns casos a ecolodia é atrasada e a criança só repete a frase que lhe é dita horas depois sem nenhum contexto. Eles também fazem a inversão de pronomes, como por exemplo, um menino com autismo que deseja um biscoito pode falar “você quer um biscoito” ou ainda “ele quer um biscoito”. O...
tracking img