Dicas para evitar gestos que revelam nervosismo e ansiedade na entrevista de emprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dicas para evitar gestos que revelam nervosismo e ansiedade na entrevista de emprego
Preparo e controle emocional são fundamentais para alcançar êxito e transmitir tranquilidade ao entrevistadornesta fase do processo de seleção
Balançar as pernas, mexer os braços exageradamente, tamborilar os dedos, arregalar os olhos, passar as mãos nos cabelos, roer unhas são gestos que denunciam nervosismoe ansiedade e prejudicam sua performance em uma entrevista de emprego. Mais que isso, são sinais de insegurança e refletem, assim, sua condição emocional. Podem, por essa razão, eliminar o candidatoem um processo seletivo.
“Ocorre, muitas vezes, de o candidato selecionado para vagas de emprego não ter tanto talento quanto o concorrente. O grande diferencial, nesse caso, é o quanto oentrevistador sente confiança ao conversar com ele”, explica o consultor organizacional Eduardo Shinyashiki.
“O esperado é que, mesmo diante da ansiedade, o candidato tenha autocontrole e equilíbrio. Caso issonão ocorra, será notado pela expressão corporal. Os gestos são reflexos do nosso estado emocional”, atesta Stefania Giannoni, consultora e headhunter especialista no desenvolvimento de pessoas.
Confiradicas dos consultores para evitar gestos inapropriados no cara a cara com o entrevistador:
1. Controle a respiração
 
A respiração profunda e suave massageia os órgãos e ativa o sistemacirculatório dando a sensação de prazer e serenidade. Respiração curta e rápida, ao contrário, transmite medo, insegurança.
2. Ative uma imagem mental positiva
Este exercício é um recurso da neurociência queconsiste em construir no cérebro a imagem de um fato que ainda está por acontecer. Dessa forma, antes da entrevista, o candidato já se imagina diante do selecionador e se submete às regras de etiquetacorporativa como se estivesse passando pela situação. É uma atividade de concentração, preparo. Diante do entrevistador a sensação será de déjà vú.
3. Antes de falar, ouça
Saiba o que o...
tracking img