Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUÇÃO TEXTUAL – INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

PESQUISA DE CAMPO - EMPRESA DA CIDADE DE TUPANCIRETÃ

Como fundamento para realização desta pesquisa, tem-se a necessidade de conhecer a visão do empresário da pequena e média empresa da cidade de Tupancireta, em relação ao profissional de contabilidade.
O problema da pesquisa pode serresumido em: qual a visão que os pequenos e médios empresários da cidade de Tupancireta tem do profissional de contabilidade, diante dos serviços prestados pelo mesmo?
Esta pesquisa tem por objetivo principal apresentar a opinião dos pequenos e médios empresários em relação ao profissional contábil, fazendo comparação com a fundamentação teórica de diversos autores, a partir do surgimento dacontabilidade, bem como seus fundamentos técnicos e teóricos e seus objetivos.
O objetivo da pesquisa de campo foi o de levantar quais as deficiências apresentadas pelo profissional de contabilidade, em relação aos serviços prestados pelo mesmo. Neste sentido, foi aplicado um questionário visando identificar qual a visão dos empresários de pequenas e médias empresas em relação a este profissional.
AContabilidade surgiu para que o dono estivesse a par da saúde financeira de sua empresa. Mas o contexto atual exige dos profissionais um maior comprometimento em relação ao desempenho de seus clientes. Com o uso das informações contábeis para fins gerenciais, de modo a analisar e monitorar os resultados obtidos no período, houve uma otimização nas tomadas de decisões nos diferentes níveishierárquicos. No entanto, para isso acontecer, o sistema utilizado deve responder de maneira eficaz ao controle administrativo e informacional aplicados. Cada empresa tem seus produtos, sua tecnologia de produção, aperfeiçoando-a de acordo com os parâmetros institucionais mais adequados para mantê-la atualizada. Em função disso, os muitos relatórios e demonstrações contábeis, juntamente com uma análise dasituação econômica interna e externa, constituem peças - chave à competitividade e rentabilidade de uma empresa.
A ênfase na transmissão de informações com finalidades genéricas está baseada na presunção de que usuários significativamente numerosos necessitam de dados semelhantes. Isso ocorre principalmente com os acionistas, investidores e credores, que dependem de relatórios que dêem respostasclaras e concisas às suas dúvidas. Já no que concerne às necessidades individuais de usuários especializados, as informações são dependentes, devido a sua complexidade e abrangência, de um estudo aprofundado por parte dos administradores. Estes devem estar cientes de sua responsabilidade na obtenção de um pleno desenvolvimento empresarial.
O que se observa com certa freqüência é quevárias empresas, principalmente as pequenas, têm falido ou enfrentam sérios problemas de sobrevivência. Em questionário aplicado junto a micros e pequeno empresário fora perguntado se a empresa possuía contabilidade: 87,5% responderam afirmativamente, 12,5% disseram que não possuíam contabilidade. Aos que afirmaram não possuir contabilidade fora perguntada sobre a visão que tinham sobre o processocontábil. 100% visualizavam a contabilidade como uma “praxe”, uma obrigação. Aos que afirmaram utilizar a contabilidade, perguntamos qual finalidade para a sua empresa da contabilidade. 62,5% responderam que a finalidade era atender o fisco, 12,5% disseram que a finalidade era a de registrar os eventos ocorridos no passado e apenas 25% afirmaram utilizar a contabilidade como Instrumento de Apoio aGestão dos negócios.
Perguntei ainda como estes avaliavam o resultado operacional da empresa: 25% responderam que avaliavam através da Demonstração de resultado do exercício elaborada pela contabilidade, 12,5% responderam que avaliavam através da contabilidade gerencial, 25% responderam que avaliavam através de outros métodos não especificados e 37,5% disseram avaliar através do saldo...
tracking img