Marxismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marxismo
O marxismo são as ideias filosóficas, econômicas, politicas e sociais que foram introduzidas por Karl Marx e Friedrich Engels na tentativa de renovar o socialismo. As ideias marxistas baseavam-se na concepção materialista e dialética da História, interpretava a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí consequentes. O marxismocompreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, e que possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas.
Por meio do materialismo histórico, compreenderam que as sociedades humanas viabilizam suas relações a partir da forma pela qual os bensde produção são distribuídos entre os seus integrantes. Dessa forma, as condições socioeconômicas (infraestrutura) acabavam determinando como a cultura, o regime político, a moral e os costumes (superestrutura) se configurariam.
Segundo o Socialismo Marxista, a história humana é observada ressaltando os aspectos materiais, ou seja, dando importância fundamental para as relações econômicas que apermeiam. Para Marx, essa base econômica seria a determinante dos aspectos políticos, culturais e também religiosos. Dado esse significativo valor atribuído às questões econômicas, a sociedade é marcada por uma dialética que opõe dois grupos, a burguesia e o proletariado. Entendendo que o primeiro refere-se aos detentores do meio de produção e o segundo, sem tais posses, vendem seu trabalho,fazendo a engrenagem do sistema capitalista funcionar. No entanto, a burguesia explora o máximo possível da mão-de-obra para obter seus lucros, é a chamada mais-valia. O trabalhador gera produtos de alto valor agregado, porém o salário é reduzido e muitas vezes ainda é consumidor do que produz. É dessa situação de exploração capitalista promovida pela burguesia sobre o proletariado que nasce a chamadaluta de classes, segundo Karl Marx.
O Manifesto Comunista, originalmente denominado Manifesto do Partido Comunista, publicado pela primeira vez em 21 de Fevereiro de 1848, é historicamente um dos tratados políticos de maior influência mundial. Comissionado pela dos Comunistas e escritos por Karl Marx e Friedrich Engels, expressa o programa e propósitos da Liga.COMUNISMO BOLCHEVISTA
Bolchevismo foi um movimento que antecedeu e deu origem ao Comunismo ateísta.
O termo Bolchevismo foi aplicado pela primeira vez em 1903 ao movimento radical esquerdista do Partido Social Democrático da Rússia.
A partir de 1920 o Bolchevismo passou a referir-se à teoria e à prática dos comunistas que derrubaram o governo Provisório do Império Russo em Novembro de1917.
Vladimir Lenine conduziu a Revolução bolchevista contra o inexperiente Governo Republicano que tentava estabelecer a constituição popular de uma forma democrática.
Depois de dissolver uma assembleia eleita, reunida em Petrograd, (depois Leninegrad), para formar uma constituição, os partidários de Lenine estabeleceram o Governo Soviético, declarando guerra a todos os oponentes do movimentobolchevista, dando início a uma sangrenta guerra civil.
Mais exactamente, a partir de um ponto de vista histórico, Boishevik e Bolchevismo referem-se a um movimento da maioria do Partido Trabalhador da Rússia Social Democrática.
Esta palavra Bolchevismo vem da palavra russa bolshe que significa maior ou a maioria.
Os objectivos principais do Bolchevismo eram:
- 1 - Libertação do povo.
- 2 -Ultrapassar o Capitalismo, substituindo-o pelo Comunismo, sob a ditadura do proletariado.
- 3 - Nacionalização de toda a produção e de toda a indústria.
Como forma de revolução militar, materialista e ateísta, o Bolchevismo tomou-se hostil à prática da religião e a todas as liberdades necessárias para a prática de pequenas organizações, de especial importância para a doutrina social Católica...
tracking img