Aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DISCURSO ARGUMENTATIVO

Agora que você já tem algumas noções gerais sobre o que deve ser um texto, vamos estudar, nesta unidade, um assunto que importa a todos os que escrevem: como expressar as idéias, como defender um ponto de vista. Você já parou para pensar que em várias situações da nossa vida cotidiana, na vida familiar, religiosa, política, profissional, afetiva estamos sempre sendosolicitados a dar a nossa opinião sobre os mais variados assuntos? Na linguagem oral, fazemos isso a toda hora em conversas, debates, discussões, entrevistas, ou seja, sempre expomos opiniões, pontos de vista, idéias às outras pessoas. Assim, argumentar é um ato que praticamos todos os dias. Procuramos justificativas para a elevação dos preços, para o aumento da violência nas cidades, para arepressão dos pais. É mundial a preocupação com a bomba atômica, a AIDS, a solidão, a poluição. Muitas vezes, em casos de divergência de opiniões, cada um defende seus pontos de vista em relação ao futebol, ao cinema, à música, etc.

67

Leitura e Produção de Texto - Nohad Mouhanna Fernandes - UNIGRAN

Do mesmo modo, estamos constantemente em contato com textos escritos, provenientes de diversoscanais, tais como: jornais, revistas, livros, Internet, entre outros, que procuram nos convencer a respeito de determinados assuntos e de formas de entender a realidade, não é mesmo? São exemplos de gêneros em que predomina a seqüência argumentativa: sermão, ensaio, editorial de jornal ou revista, crítica, monografia, redações dissertativas. Pois bem, a partir de agora vamos concentrar nossosesforços em emitir pontos de vista, idéias e opiniões em textos escritos argumentativos. Vamos começar nossa prática lendo o texto abaixo: “O brasileiro, nos últimos anos, tem revelado uma profunda descrença nas instituições políticas do país. Vários fatores têm concorrido para isso. Entre eles, podem se citar a incapacidade do governo de controlar o processo inflacionário, a impunidade dos que fazem mauuso do dinheiro público e o mau funcionamento dos legislativos.”
(In Platão e Fiorin: 2002, p. 298)

Quando utilizamos a linguagem a fim de expor idéias, dados ou conceitos, desenvolver raciocínios, apresentar e discutir argumentos e chegar a conclusões, elaboramos um tipo de texto chamado argumentativo, mais conhecido como dissertativo. O texto lido acima, conforme podemos observar, énitidamente dissertativo. Dissertação é o tipo de texto que se caracteriza pelo discutir, opinar, questionar, analisar, exemplificar, argumentar, justificar, classificar, avaliar, interpretar, manifestar um ponto de vista crítico sobre um assunto e tentar convencer de que estamos com a razão. Em suma, dissertação implica discussão de idéias, argumentação, organização do pensamento, defesa de pontos devista, descoberta de soluções. Para tudo isso, é necessário conhecimento do assunto que se vai abordar, aliado a uma tomada de posição diante desse assunto. O que é importante saber sobre o discurso dissertativo? • É um texto temático: tudo nele evolui a partir de um raciocínio; analisa dados e os interpreta por meio de conceitos abstratos, daí a necessidade de pleno domínio do assunto e habilidadede argumentação; • É uma exposição, discussão ou interpretação de uma determinada idéia. Pressupõe um exame crítico do assunto, relação lógica de idéias, raciocínio, clareza, coerência, objetividade na exposição, um planejamento de trabalho e habilidade de expressão; • No discurso dissertativo propriamente dito, não se verifica, como na narração, progressão temporal entre os enunciados e, namaioria das vezes, o objeto da dissertação é abstraído do tempo e do espaço; • A coerência das idéias e a utilização de elementos coesivos, em especial das conjunções, que explicitam as relações entre as idéias, são regras de ouro da dissertação;
68

Leitura e Produção de Texto - Nohad Mouhanna Fernandes - UNIGRAN

• A linguagem deve ser objetiva, denotativa; qualquer ambigüidade pode ser um...
tracking img