Aula expositiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula Expositiva

O método expositivo consiste na apresentação oral de um tema, logicamente estruturado.
Exposição dogmática: Posição do tema que não pode ser contestado,ser aceita sem discussões e participação dos alunos, onde o único processo de avaliação são as provas de verificação.
Exposição aberta ou dialogada: Pretexto para desencadear aparticipação da classe.
Características de uma boa exposição:

• Domínio e segurança: ter o domínio do assunto a ser exposto, transmitir segurança na voz, para conseguirprender a atenção dos alunos.

• Objetividade.

• Conclusões, aplicações ou arremate definido: para finalizar o assunto, apresentar a conclusão e ver se todoschegaram a uma mesma conclusão ou algo parecido.

Conclusão:
Nós concluímos que, entre a exposição dogmática e a dialogada, a melhor forma didática de lidar com umatemática é a expositiva dialogada.
Não que a exposição dogmática não seja importante, mas ela não abre oportunidades para que os alunos também participe, pois o que o professorpassa, é lei, não pode haver contestações.
Já na exposição aberta, há espaço para discussões, debates, já que as temáticas do professor são passadas de forma ainstigar a curiosidade e a participação.
Claro que na exposição aberta ou dialogada tem que se tomar cuidado para que haja uma boa exposição, tais como domínio doassunto,objetividade, organização, linguagem clara e conclusão. Também se recomenda uma preparação prévia da aula. E para avaliar se os alunos entenderam a proposta, pode-se propor debates,solicitar exemplos ou até mesmo, que façam oralmente uma síntese do tema.
Por fim, sempre ter em mente a maturidade dos alunos e a flexibilidade para adaptar o tema.
tracking img