Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hábitos indígenas e o processo de apropriação da cultura indígena pelo homem branco.

Até hoje ainda não se pode afirmar com exatidão qual o número da população de indígenas que viviam no Brasilantes da chegada dos portugueses, em 1500. Mas, sem dúvida, antes mesmo dos colonizadores chegarem ao Brasil - e à Amazônia, boa parte o que hoje chamamos de Amazônia Legal já era habitada por índios. A origem desses povos aqui encontrados ainda desafia pesquisadores, e, apesar dos esforços de pesquisadores, não é possível apresentar uma resposta definitiva sobre a chegada do homem ao nossocontinente. Algumas estimativas feitas por estudiosos da região dão conta de que aproximadamente 5 milhões de índios habitavam o Brasil antes do descobrimento. 
O fato é que, desde o desembarque do europeuem terras brasileiras, a população indígena vem diminuindo, e tendo seus hábitos modificados como resultado do contato com o homem branco.
Ao longo da história são inúmeros os registros de massacresde povos para retira-los de suas áreas, ou para a apropriação de suas riquezas por garimpeiros, madeireiros, fazendeiros, etc. Sobre os povos indígenas conhecidos, a maior parte das populações vivena região amazônica. 
Em todo o país, os índios se distribuem por 556 áreas distintas, e ocupam uma superfície total de 83.507.923 hectares - o equivalente a 9,81% do território nacional. 
Hoje,calcula-se que existam no Brasil 215 etnias indígenas conhecidas, com uma população total de 325.652 pessoas (dados de 1997). A quantidade exata, no entanto, é muito maior, pois existem inúmerassociedades isoladas e desconhecidas. O número de grupos desconhecidos é estimado em mais de 55, estando à maioria localizada nos estados que abrangem a Amazônia Legal.
Cultura indígena
O esforço dasautoridades para manter a diversidade cultural entre os índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante.
Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das...
tracking img