Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DIAGNOSTICO PRÉ-NATAL
Permite que se saiba com antecedência se a criança vai nascer do sexo masculino ou feminino, e se ela vai apresentar alguma das anomalias cromossômicas ou genéticas,detectáveis através de varias técnicas laboratoriais.
Apesar de muito valioso, esse diagnostico, quando aponta anomalias graves no feto, gera problemas éticos muito sérios, pois fica nas mãos dos pais adecisão sobre manter ou interromper a gravidez. Em muitos países como o Brasil o aborto mesmo nesses casos em que se fala o aborto terapêutico, ainda é proibido por lei.
· Diagnostico pré-natal noprimeiro semestre de gravidez.
ü Exame das vilosidades coriônicas – através desse exame é possível determinar o sexo do feto, anomalias cromossômicas e estudar o DNA a fim de detectar anomaliasgenéticas. Esse exame só pode ser feito entre a 8ª e 10ª semana de gravidez e é o que fornece diagnostico mais precoce. Ele é feito com o auxilio de ultrasonografia, que orienta o medico na passagem de umacânula flexível, introduzida através da vagina, pelo colo do útero até atingir as vilosidades coriônicas, que são formadas pelos anexos embrionários do feto e que contribuem para a formação daplacenta. Esse exame só deve ser feito nos casos indicados por aconselhamento genético, pois há risco de aborto em decorrência do exame. Células são aspiradas, e seus cromossomos são analisados.
·Diagnostico pré-natal no segundo semestre de gravidez
ü Amniocentese – através desse exame obtem-se as mesmas informações que no exame das vilosidades coriônicas. Porem este exame só pode ser feitoa partir da 14ª semana de gestação. Ele consiste na coleta do líquido amniótico através de uma seringa na barriga da mãe. Essa coleta também deve ser acompanhada pela ultra-sonografia. No líquidoamniótico estão presentes células originados da pele e dos sistemas urinário e respiratório do feto. Essas células são mantidas em cultura, e seus cromossomos são analisados. Também existe risco de...
tracking img