Atrito e centro de gravidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Foram feitos dois experimentos em laboratório, no primeiro, com uso de equipamentos, buscou-se encontrar o centro de gravidade de placas com diferentes formatos.
No segundo, também com uso de equipamentos, buscou-se encontrar o maior ângulo de inclinação de um plano inclinado para que um pequeno bloco posto sobre ele permanecesse em repouso, estando ambas as suas superfícies (demadeira ou e.v.a.) em contato com o plano.




I Objetivos:
Achar experimentalmente o centro de gravidade de alguns objetos.
Encontrar o maior ângulo de inclinação de um plano inclinado, para que um bloco posto sobre ele permanecesse em repouso, levando em conta sua superfície de madeira ou e.v.a., podendo a partir desse ângulo calcular o coeficiente de atrito da superfície posta sobre o plano.II Introdução Teórica:
Experimento 1
• Demonstrar experimentalmente como encontrar o Centro de Gravidade de um objeto.
Na física, o centro de gravidade ou baricentro de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força de gravidade de todo o corpo formado por um conjunto de partículas. Essas partículas são atraídas para o Centro da Terra, cada qual com sua força-peso. Centro de gravidade, portanto, é o ponto onde se podem equilibrar todas essas forças de atração, levando em conta o formato e a distribuição de massa do corpo.
Experimento 2
• Demonstrar o atrito resultante da interação entre dois corpos.
Em física, o atrito é a componente horizontal da força de contato que atua sempre que dois corpos entram em contato e há tendência ao movimento. É geradapela aspericidade dos corpos. A força de atrito é sempre paralela às superfícies em interação e contrária ao movimento relativo entre elas. Apesar de sempre paralelo às superfícies em interação, o atrito entre estas superfícies depende da força normal, a componente vertical da força de contato; quanto maior for a Força Normal maior será o atrito.Fat= µe.N
• É possível determinar o coeficiente deatrito estático através do plano inclinado, quando o bloco começa a se movimentar com um ângulo de inclinação do plano.

Existem várias forças atuando sobre este bloco, são elas:
N- Força normal do bloco
P- Força Peso, que é dada pela expressão; P = m.g, onde m é a massa do bloco e g é a constante da gravidade(9,8 m/s2)
Py- Componente da força peso no eixo y, que é dada pela expressão; Py= P.cos, onde P é a força peso.
Px- Componente da força peso no eixo x, que é dada pela expressão; Px = P.sen, onde P é a força peso Fat- Força de atrito. Que neste caso é dado pela expressão; Fat = µe. N, onde µe é o coeficiente de atrito estático e N é a força normal do bloco.
III Parte experimental- Montagem e Procedimento Experimental

Experimento 1- Centro de Gravidade.
Para realizaresse experimento, utilizamos: três placas com diferentes formatos (círculo, losango e a outra com forma irregular),nessas placas existem pequenos furos que permitem que elas sejam penduradas.
Foram usados também, três folhas de papel sulfite, régua, lápis, um fio de prumo (constituído por um fio com um peso na extremidade inferior), e um suporte vertical com uma espécie de “gancho” na extremidadesuperior onde o fio é pendurado.
Montagem e Procedimento:
I. Primeiramente sobrepusemos cada placa numa folha de sulfite e com o lápis desenhamos seu contorno e todos os seus pequenos furos.
II. Em seguida pegamos a placa com formato circular e a penduramos no “gancho” por um de seus furos, então, penduramos também nesse “gancho”o fio de prumo.
III. Aproximamos o fio da placa e riscamos como lápis por onde ele passou. O mesmo risco foi feito sob o respectivo desenho da placa no sulfite.
IV. Repetimos o mesmo procedimento pendurando a placa por outros furos.
V. O mesmo foi feito com as outras duas placas.









Experimento 2- Força de Atrito
Para realizarmos esse experimento, utilizamos: Um Plano Inclinado Articulado como o da figura abaixo, e um pequeno bloco de...
tracking img