Atps - tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação
Anhanguera – Facnet
Curso de Administração

Atps

teoria da administração

Nomes: RA: 1ºAD

DF – 2011
Introdução

Este trabalho tem o objetivo de proporcionar o conhecimento da história da administração como habilidade humana e a capacidade para trabalhar, motivar e liderar grupos de pessoas (operários).
Este trabalhoabordado algumas concepções sobre a revolução industrial que ocorreu na metade do século XVIII e se estendeu ao século seguinte.
Somente depois do século XX a administração começou a receber atenção dos pioneiros: Taylor da administração cientifica e Fayol criador da teoria clássica.

Etapa nº 1 – Teoria da Administração

Passo 2 – A Administração ser uma habilidade humana e osacontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração. Antecedentes históricos da Administração e Características marcantes das Teorias propostas pelos precursores da Administração, especialmente Taylor, evidenciando os princípios e as contribuições que suas propostas possibilitaram às empresas daquela época.

Administração como habilidade humana é a capacidade efacilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.
Na transição da Idade Média para o Renascimento, a riqueza e o poder passam da posse da terra para a do dinheiro e a auto-suficiência passa para a cumulação de excedentes, fomentando o surgimento do Capitalismo Industrial é a inserção das máquinas aplicadas à produção de bensque, aliada à concentração de trabalhadores em um mesmo local, aumentou grandemente a produtividade. Essa evolução também aumentou a complexidade dos problemas – nos negócios e na sociedade, pois se elevou intensamente o êxodo rural, o que fez crescer as cidades e a necessidade de infra-estrutura.
Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ouobediência). Administração surgiu em meados do século xvIII surgiu com o crescimento e a complexidade das organizações, e o seu crescimento foi maior a partir do século xx. Teve vária influencias: dos filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Com o surgimento da filosofia moderna os filósofos Bacon e Descartes. A influência da Igreja Católica, dos Militares, da Revolução Industrial que foi desde o inicioda Antiguidade até a fase da globalização após 1980, onde o administrador teve seu papel fortemente ampliado e carregado de desafios, ele precisa reunir certas competências a fim de alcançar resultados. Também dos economistas liberais, dos pioneiros e empreendedores. A (TGA) é uma área nova e recente de conhecimento humano o conjunto orgânico e integrado de teorias, histórias, hipóteses e idéiasa respeito da administração como conceitos e princípios empregados nas Ciências matemática, Ciências humanas, Ciências físicas como também Direito, Tecnologia das Informações e etc. Nos tempos atuais vivemos em uma sociedade pluralista onde as empresas são organizações nas quais ocorrem o fenômeno da produção de bens e serviços dos variados tipos e que visam lucros. As empresas funcionam comosistemas abertos precisam adaptar-se adequadamente ao seu ambiente. As empresas podem ser analisadas sob prisma de três níveis hierárquicos; Nível Institucional: Presidente e Diretor, Nível Intermediário: Gerente de Divisão e Gerente de Departamento e o Nível Operacional: Chefe e Supervisor.

Variáveis básicas da administração;

1. Ênfase nas tarefas: é o foco das teorias que consideram aadministração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais;

2. Ênfase nas estrut‎uras: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações;

3. Ênfase nas pessoas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada sobre as pessoas e suas atividades...
tracking img