Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UEMG - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CURSO DE PEDAGOGIA

TRABALHO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

BELO HORIZONTE 2011

PARTE HISTÓRICA

I.P. PAVLOV (1849 – 1936)

Nascido em 1849, médico russo descobridor dos comportamentos que são reflexos condicionados, nasceu na Rússia central. Ivan Petrovich Pavlov foi um fisiologista Russo que ganhou o Nobel de Medicina, mas é conhecido atéhoje pelos seus achados e contribuições a Psicologia. Estudou em um seminário ortodoxo, que depois abandonou, mudando para estudos de medicina na Universidade de São Petersburgo (Stalingrado ou Leningrado em diferentes épocas). Graduou-se em 1879 e continuou seus estudos em química e fisiologia, principalmente nos aspectos relacionados à digestão e à circulação sangüínea.

J.B.WATSON (1878 –1958)

Psicólogo americano nascido em Greenville, Carolina do Sul, que lançou as bases teóricas da psicologia do comportamento, o behaviorismo. Doutor em psicologia na Universidade de Chicago (1903), onde já ensinava, foi nomeado professor de psicologia da Universidade John Hopkins, de Baltimore (1908). Tornou-se conhecido no mundo científico após a publicação do artigo Psychology as a BehavioristViews It (1913), onde estabeleceu rigidamente pela primeira vez os princípios fundamentais do behaviorismo, artigo este em que Watson criticava, dentre outras coisas, o uso da introspecção como método investigativo da Psicologia. De acordo com Watson, este método não era confiável porque estava muito sujeito aos caprichos do observador. Dois observadores diferentes podiam chegar a duas conclusõesdiferentes, mesmo observando a mesma coisa. Abandonou a psicologia para se dedicar aos negócios, porém seus estudos foram continuados em várias universidades e por especialistas americanos, tornando-se historicamente um dos nomes mais influentes sobre a escola americana de psicologia.

B.F. SKINNER (1904 – 1990)

Burrhus Frederic Skinner, eminente psicólogo contemporâneo nascido emSusquehanna, Pensilvânia em 1904 relatou uma de suas observações, sobre o comportamento de pombos e ratos brancos. Para seus experimentos Skinner inventou um aparelho que depois de passar por modificações é hoje muito conhecido e utilizado nos laboratórios de psicologia, chamado como Caixa de Skinner. Influenciado pelos trabalhos de Pavlov e Watson, Skinner passou a estudar o comportamento operante,desenvolvendo intensa atividade no estudo da psicologia da aprendizagem. Esses estudos levaram-no a criar os métodos de ensino programado que podem ser aplicados sem a intervenção direta do professor, através de livros, apostilas ou mesmo máquinas.

CONEITUAL/TEÓRICA

I.P. PAVLOV

Pavlov estudava o sistema digestivo de cães apresentando diversos tipos de comida e media a quantidade de saliva queera produzida. No entanto Pavlov começou a perceber que a saliva era produzida mesmo quando a comida não era apresentada. Observando o que acontecia, Pavlov percebeu que a comida quando apresentada junto a outros estímulos no ambiente sinalizavam a presença da mesma e como conseqüência produzia as mesmas reações fisiológicas em seus cães que a presença real da comida. Estava descoberto o ReflexoCondicionado. Pavlov, por sua vez, foi o primeiro a propor o modelo de condicionamento do comportamento conhecido como condicionamento reflexo. Em 1903 Pavlov publicou os resultados chamando o fenômeno um "reflexo condicionado", que podia ser adquirido por experiência, e designando o processo "condicionamento".
A psicologia, que deveria tomar a designação de Reflexologia, estaria limitada ao estudodos reflexos: Os reflexos - inatos e condicionados - seriam o fundamento das respostas dos indivíduos aos estímulos provenientes do meio. E é a partir das suas pesquisas sobre o condicionamento que Pavlov vai explicar os processos de aprendizagem, destacando-se o estudo sobre a aquisição da linguagem.
O Condicionamento: Apresentando repetidamente o estímulo novo e de seguida o estímulo antigo...
tracking img