Tga atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FAV – Faculdade Anhanguera de Valinhos
Administração – Teoria Geral da Administração

Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS
Etapas 1, 2 e 3

Alunos:
Danilo Toledo RA 1135327104
Júlia Tassoulas RA 1158374754
Letícia Silva RA 2505065138
Vânia Mattos RA 2578465624
Verônica Becalette RA 1107299867Professora: Mônica Maria Borja Farias

2° Semestre – 2011
Introdução
Vivemos em um mundo composto por sociedades de organizações. Cada organização tem seus objetivos, administradores, pessoal, ramo de atividade, problemas internos e externos.
A administração é imprescindível para a existência, a sobrevivência e o sucesso das organizações.
Neste trabalho apresentaremos a história daAdministração, suas teorias e as habilidades de um administrador.

Etapa 1

Taylor
Frederick Taylor nasceu no estado da Filadélfia, nos EUA em 1856, foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Iniciou sua vida profissional como operário de fábrica, formou-se em Engenharia em 1885 e foi trabalhar em uma grande empresa siderúrgica, onde desenvolveu estudos quederam base para formular sua teoria, na qual ela analisou a empresa a partir dos níveis operacionais.
Frederick Taylor acreditava que o sistema de bônus na organização só seria eficaz combinado com tarefas devidamente e cuidadosamente planejadas e facilmente ensaiadas. Bem como sua concepção, gerência deveria atuar de maneira cooperativa e ter uma atuação no sentido de apoiar o trabalho dosoperários. Dentro do conceito de produtividade achar novos desafios a cada pessoa, dentro do seu potencial. Sendo então remunerados pelo seu desempenho superior. Portanto criou vários inimigos na empresa e foi mandado embora.
Mas contribuiu para administração, sendo considerado o pai da administração cientifica por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração das empresas,com ênfase dada à análise racional dos problemas, com intuito de garantir o custo e beneficio aos sistemas produtivos, com a racionalização do trabalho, divisão de tarefas, planejamento, preparo dos trabalhadores, controlar o trabalho e a execução. A teoria proposta por Taylor e que causou uma verdadeira revolução no sistema produtivo seguiu sendo aperfeiçoada ao longo dos anos apesar dascríticas e é, sem dúvida alguma, a precursora da Teoria Administrativa.

Surgimento da Administração
Deu-se no ano 5000 a.C. quando os antigos habitantes da Suméria procuravam uma maneira para melhorar a resolução dos problemas práticos daquela época.
Foi por meio desse esforço conjunto que surgiram as empresas rudimentares.
O aparecimento das empresas e da administração moderna surgiu no final doséculo XVIII, na Inglaterra com a Revolução Industrial, surgiram então as máquinas a vapor inventadas por James Watt em 1776.
As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir, fazendo com que baixasse o preço das mercadorias e acelerasse o ritmo de produção.
Antes da Revolução Industrial as condições de trabalho nas fábricas eram precárias. Os ambientes erammal iluminados e abafados, os salários dos trabalhadores eram baixos e chegavam a trabalhar até 18 horas por dia. Não havia direitos trabalhistas.

Teorias da Administração
Foi no início do século XX, a partir dos estudos de um engenheiro norte americano chamado Taylor que a Administração, como ciência, passou a ser estruturada. Esse período ficou conhecido como o da Administração Clássica nãoexistia, até o momento, operários especializados, os produtos eram produzidos por artesãos.
Em seguida surgiu a chamada Administração Científica onde Fayol criou o modelo cartesiano de organização e gerenciamento, definindo funções e criando o que hoje conhecemos por organograma.
Logo após os passos iniciais de Taylor e Fayol muitos pesquisadores passaram a investigar o mundo organizacional,...
tracking img