Atps de tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ribeirão Preto, Outubro de 2012.
FACULDADE ANHANGUERA
Administração


Etapa 2
Aula-tema: Ênfase na Estrutura e Ênfase nas Pessoas


Introdução

Esta atividade será desenvolvida para que possamos perceber a importância de cada teoria e suas principais diferenças umas das outras. Dando ênfase nas propostas citadas de cada uma e também nas razoes que fizeram cada uma delas surgirem, comum novo contexto de conhecimento administrativo.
Descrevendo também suas principais características e contribuições para as organizações da época e algumas que são utilizadas ate hoje.

1. Teoria Clássica da Administração:
Na teoria Clássica, ao contrario da cientifica que se caracterizava pela ênfase nas tarefas realizadas pelos trabalhadores, a teoria clássica se caracterizava pelaênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eficiente.
A teoria clássica partiu de uma abordagem sintética e universal da organização, com uma visão estrutural, enquanto na administração cientifica a abordagem era fundamentalmente operacional.
As características fundamentais dessa teoria são: Divisão do trabalho, Unidade de comando, Unidade de direção, Remuneração justa e Ordem.2. Teoria da Burocracia:
A teoria da burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 40 em função dos seguintes aspectos: As fragilidades das teorias clássica e humanas, pois ambas seguiam por polos extremistas, necessitando assim de uma teoria com enfoque mais amplo e completo.
Também um modelo de organização racional que pudesse ser usada em qualquer empresa e não somentenas indústrias, pois as empresas cresciam em tamanho e complexidade.
As suas principais características eram: caráter legal das normas e regulamentos, caráter formal das comunicações, caráter racional e divisão do trabalho, impessoalidade nas relações, rotinas e procedimentos, profissionalização dos participantes e previsibilidade de funcionamento.

3. Teoria Estruturalista:
As origens dateoria estruturalista foram de certa forma uma oposição a teoria clássica e a de ralações humanas, pois tornasse necessária uma posição mais ampla e compreensiva, abrangendo os aspectos considerados por uma e omitidos por outra.
Assim sendo a união da teoria clássica (formal) e da teoria de relações humanas (informal).
Sua ênfase era na estrutura, nas pessoas e no ambiente, para que fosse bemsucedido o homem deveria tomar uma nova postura, a de Homem Organizacional.
O conceito de homem organizacional se contrapõe as de homem econômico da teoria clássica, usando assim uma abordagem múltipla da organização, tendo as seguintes características: Flexibilidade, Tolerância emocional e o permanente desejo de realização.

4. Teoria das Relações Humanas:
A teoria das relações humanasteve origem nos Estados Unidos através do seu pré-cursor Elton Mayo, que percebeu a necessidade de tornar a administração mais humana, pois nas teorias anteriores somente a produção e a empresa eram focadas.
Nos seus estudos Mayol concluiu que a produção era determinada pela expectativa do grupo, pelos benefícios concedidos, pelos intervalos de descanso e refeições.
Sendo assim os empregadosproduziam mais quanto estavam no meio dos seus grupos informais e satisfeitos.
Suas principais características eram: o nível de produtividade resultante da integração social, comportamento social dos indivíduos, grupos informais que definiam suas próprias normas dentro do grupo, ações e atitudes desenvolvidas pelo contato com as pessoas, a importância do conteúdo do cargo e a ênfase nos aspectosemocionais.

5. Teoria comportamental:
A teoria comportamental na verdade é um desdobramento da teoria de relações humanas, e mesmo com as críticas, apropriou-se de seus conceitos utilizando-os como base para se fundamentar.
Segundo Chiavenato(2003), a teoria comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas, para explicar o comportamento organizacional .
Determina que o...
tracking img