Anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Instrumental Técnico na Trajetória do Serviço Social Pós Movimento de Reconceituação

Em sentido amplo dos mais diversificados temas propostos, dentro da evolução do serviço social, escolhemos um assunto não muito abrangente, porém de fundamental importância que é o Instrumental Técnico.
O conceito de técnica é relativamente diferente de técnica social, enquanto o primeiro abrange afabricação e especialização da tecnologia, o outro expressa instrumentos e técnicas em conjunto, tendo como objetivo o esculpe do comportamento humano. O instrumental técnico compõe-se de instrumentos, comportamentos, técnicas, recursos, procedimentos, entre outros. Obteve relevada importância após o Movimento de Reconceituação, resultando em uma renovação do Serviço Social brasileiro.
Antes do Movimentode Reconceituação o Instrumental Técnico era de suma motivação, visava correção do aspecto frágil. Como profissão gerou dois grupos distintos dessa técnica.
O primeiro caracterizava-se pela visita social, entrevistas, entre outras atividades. Envolviam-se de tal forma, sendo até mesmo exercendo papéis da enfermagem, como banhar bebês e vaciná-los.
O segundo grupo dedicava-se a triagem, estudandonecessidades e atuando de forma mais operacional.
É importante observar que muitas das técnicas que tange o Serviço Social foram advindas de outras profissões como é o caso da psicologia e da pedagogia. Após 1960 os padrões de técnicas não seguiram o mesmo padrão.
Após o Movimento de Reconceituação a trajetória do Serviço Social, difundiu-se em três momentos que difere sua relação com oinstrumental técnico, podemos visualizar uma transferência de padrões, inclusive de oposições.
1. A Valorização do Instrumental Técnico
O tempo em questão é marcado pelo fim da década de 1960 e começo de 1970, mantiveram como referência técnicas utilizadas de outras disciplinas, visualizando a relação com o Serviço Social, ou seja, apesar de técnicas utilizadas na pedagogia, por exemplo, era degrande valia a condição de ser absorvida pelo Serviço Social.
A preocupação defere no sentido de o profissional do Serviço Social ter seus instrumentos técnicos, suas técnicas, abrangendo de tal forma em que o mesmo possa ser utilizado como participante do Desenvolvimento Nacional. Tendo o próprio assistente qualificações para assumir suas responsabilidades perante a profissão.
Embora não tenhacausado tanto efeito sendo um assunto secundário, o instrumental técnico visava à operação de métodos. Sendo assim, sem o profissional ter esse respaldo, dificultava sua atividade principal que era intervir socialmente cumprindo seus deveres de profissional.
Tais técnicas poderiam ser advindas de outras disciplinas, como criadas para dar ao Serviço Social liberdade em exercer sua função.
A operaçãoinstrumental do assistente social baseava-se em estudo (visitas sociais, observação), com os dados coletados definia-se o Tratamento Social Direto (técnicas psicológicas) Tratamento Indireto (serviços concretos). Em grupos difere-se apenas o Tratamento Social que seria em entrevistas e reuniões, além do estudo individual.
2. A Desatenção ao Instrumental Técnico
Entre 1970 a 1980 ressurge opensamento marxista. A redundância e a falta de esclarecimentos caracterizam-se por esse período.
Sua principal errônea visão era definir o assistente social como um ser transformador, esperando uma posição operante na forma de mudança na sociedade e no homem induzindo a atos voluntários. Neste momento compara-se a figura de Messias, diminuindo a preocupação com o instrumental técnico. Aproxima-semais do aspecto político- ideológico.
A formação do profissional neste período era vista com fragilidade. A falta da essência de leituras caracterizava-se pela diminuição do incentivo e menos impulsos a teorias, tendo como referência somente leituras originais.
Movimentos de “finais de semana” são retratados. Assumem uma postura mais eclética e simplista devido à forte tendência à Teoria...
tracking img