Atps de tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo expor um quadro comparativo das Teorias da Administração, feito através de uma pesquisa bibliográfica e análise crítica de alguns textos que falam sobre o assunto. Isso é importante para que se compreenda a Administração como evento social, já que surgiu para solucionar problemas de empresas inseridas na sociedade humana, e que suas mudanças acompanhamas novas necessidades ocasionadas pela evolução social.
Podendo assim haver a identificação e associação dos acontecimentos históricos que antecedem o surgimento da TGA e como se deu as influências dos acontecimentos sociais até os dias atuais.

1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Desde o princípio da natureza humana, o homem sentiu a necessidade de se organizar em sociedade para alcançar,através de seus esforços, os seus objetivos. Daí surgiram as primeiras empresas tradicionais, da época dos assírios, babilônios, fenícios etc., que trazem princípios administrativos básicos que são utilizados até hoje pelos teóricos da administração.
Porém antes de entendermos sobre administração, precisamos saber e entender sobre organização, pois uma está completamente ligada à outra, não hácomo ter organização sem administração e vice-versa.
Existem diversos tipos de organizações, organizações governamentais, organizações não-governamentais, empresas em geral, sejam elas públicas ou privadas. E se divergem em tamanhos, podendo ser pequenas, médias, grandes, micro ou macro empresas, etc.
Chiavenato (2011) sabiamente relata:
“Em toda a sua história, o ser humano sempre inventoumaneiras de melhor aplicar seus esforços para, assim, conseguir melhores resultados de suas ações. E isso ficou evidenciado a partir do momento em que aprendeu a reunir forças, juntou pessoas, idéias e experiências e passou a trabalhar em conjunto. Foi a etapa em que o ser humano inventou a organização...”
As organizações atuam em ambientes diferentes, e podem ser consideradas sistemas abertos,ou seja, sofrem influências de fatores externos, como fatores econômicos, políticos, tecnológicos, sociais, culturais, entre outros. Recebem influências de seu meio ambiente, assim como influenciam o mesmo. Porém as organizações não são autônomas nem auto-suficientes, elas precisam ser governadas.
Surge então o papel tão importante do administrador. O de planejar, organizar, dirigir econtrolar uma organização. Surge a necessidade de uma administração organizacional, buscando resultados acertados com eficiência e eficácia.
As grandes empresas surgem a partir da Revolução Industrial que ocorreu no final do século XVIII estendendo-se ao longo do século XIX e chegando ao começo do século XX.
Com a necessidade das empresas de produzirem mais e com eficiência para fazer face à intensaconcorrência e competição do mercado, aparecem os primeiros métodos científicos trazidos pela publicação das experiências de dois engenheiros, um era americano, Frederick Winslow Taylor (1856-1915), o outro engenheiro era francês, Henri Fayol (1841-1925).
Segundo Chiavenato (2011) a administração é um sistema, ou seja, uma conjugação de inúmeras variáveis que convergem sempre para o alcancefinal de resultados. O administrador precisa reunir uma plêiade de diferentes recursos e competências para transformá-los em resultados concretos.
A administração é a ciência que permitiu o enorme desenvolvimento da humanidade no decorrer do século passado e provocou o espetacular aumento da qualidade de vida das pessoas. Foi ela que permitiu transformar as invenções científicas em produtos eserviços disponíveis para a maioria da população.
A Teoria Geral da Administração (TGA) trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular. Essa teoria é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente. Variam de acordo com as escolas e teorias administrativas e de acordo com os aspectos e variáveis que cada uma delas considerou...
tracking img