Atps de comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Marketing e Comportamento do Consumidor










Atividade Avaliativa: Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina de Promoção, Publicidade e Propaganda para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.INTRODUÇÃO
A classe C continua em evidência principalmente após o notório crescimento de consumidores que migraram de classes mais baixas. Muito se fala da melhoria da renda, das ofertas de crédito e até de planos do Governo que realmente favorecem este público, como o bolsa-família, por exemplo.
Com aproximadamente 44% dos consumidores brasileiros incluídos na classe C, especialistas acreditamque as empresas de bens e serviços voltarão suas estratégias e campanhas de Marketing para atrair a maior parte da população brasileira consumidora.
O acesso ao crédito e melhores salários mostram um novo comportamento desta classe, que antes deste favorável cenário financeiro escolhia os produtos de uma gôndola baseado no preço. Hoje é a qualidade que define a compra. E este consumidor estáadquirindo cada vez mais produtos de informática, entretenimento e de linha branca.










A CRISE
Com a alta do dólar e aumento dos juros, consumidores devem tomar cuidado com dívidas e compras
Desde setembro de 2008, uma grande crise econômica originada no mercado imobiliário dos Estados Unidos e depois amplificada pelo mercado financeiro internacional alastrou-se pelo mundo todo,atingindo a economia real – isto é, o setor produtivo – de vários países, inclusive do Brasil.
Em relação ao Brasil, é impossível prever exatamente o que pode acontecer mas, de imediato, é imediata a constatação de que os prazos para financiamento encurtaram e os juros estão em níveis muito elevados. Além da alta do dólar, claro, que eleva diretamente os preços de produtos importados e serviçosprestados no exterior, notadamente os ligados ao turismo.
A economia brasileira sentiu efeitos mais contundentes no início de 2009, com eventual supressão de postos de trabalho e diminuição da produção, além da instabilidade do valor de empresas cotadas na bolsa de valores. A eliminação de postos de trabalho pode ter conseqüências nos ganhos salariais que, neste caso, diminuirão, já que sobramão-de-obra. Em relação à inflação, apesar da alta do dólar, a tendência é que ela se desacelere, já que certamente cairá a atividade econômica e a demanda.
Frente a isso, o governo federal tem anunciado diversas medidas de injeção de dinheiro no sistema financeiro, com o intuito de prover o crédito ao consumidor e ao setor produtivo. Além disso, o governo anunciou também uma renúncia fiscal por meioda redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para setores como a construção civil, indústria automobilística e agricultura. Baixa de juros praticados por bancos oficiais também fazem parte das medidas implementares.
Todavia, uma das medidas do governo federal foi a de lançar em meados de dezembro de 2008 uma campanha de incentivo ao consumo, uma vez que o crescimento do mercado internotem sido apontado como uma das razões pelas quais o Brasil tem resistido à crise mundial.
A CLASSE C
Segundo uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas, de 2003 a 2009, a classe C brasileira passou a contar com mais 29 milhões de brasileiros. O levantamento mostra que, durante esse período, o poder de compra da população cresceu devido ao bom momento econômico do Brasil, com a expansão do crédito,aumento de emprego e renda no país. Ainda assim, a boa fase das classes emergentes ainda não atingiu seu ápice. Desde o dia 1º de janeiro de 2012, o salário mínimo pago aos trabalhadores é de R$ 622,00 - 14,13% maior que o pago em 2011, de R$ 545,00. Se antes a classe C já fazia brilhar os olhos dos empresários, agora ela passou a estimular a implantação de produtos e iniciativas voltadas às...
tracking img