Valnor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresa líder no mercado de reciclagem do Norte Alentejano

Introdução
Um dos maiores problemas da sociedade moderna é a quantidade de resíduos que produz e o destino a dar-lhes. O lixo produzido no planeta é muito superior à capacidade natural biodegradação e reciclagem no ambiente. A empresa, surge para gerir os resíduos sólidos urbanos do Norte Alentejano. A qualidade do trabalhodesenvolvido influenciou a tomada de posição de cinco novos municípios que, em finais de 2004, solicitaram a sua integração VALNOR. Ao todo são 19 municípios Assim, a área de influência da empresa passou para cerca de 7000 Km2 e de 180 mil habitantes.
Cumpridos os objectivos iniciais, a VALNOR é hoje uma empresa com forte implantação na sua região, reconhecida e certificada nacional e internacionalmentepela qualidade da sua gestão, pelo seu rigor na atenção às normas que legislam a Protecção do Ambiente, a Segurança e a Saúde do Trabalho, assim como pela prevalência dos princípios do Desenvolvimento Sustentável e da optimização de recursos na evolução da sua actividade.

Missão
Tendo como objectivo o bem estar das populações e a prestação de um serviço aos municípios e empresas da sua área deinfluência, a VALNOR tem como missão a criação de condições para o desenvolvimento, concepção, construção e exploração de um sistema para valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos, respeitando sempre as exigências legais instituídas para a sua área de actividade. A preservação dos ecossistemas e a melhoria do atendimento das populações foi e é o principal objectivo da VALNOR.

AVALNOR dispõe…
   

Centro de Valorização de resíduos 6 viaturas para deslocação de resíduos Aterro Sanitário para a deposição de resíduos sólidos Estação de tratamento de águas lixiviadas

A nível de Recolha Selectiva
  

550 Ecopontos distribuídos pelos respectivos concelhos 5 Viaturas de recolha 4 Ecocentros (espaço físico para armazenagem de matérias recolhidas)

 

Estaçãode triagem Centro Ambiental

A nível de triagem

No Presente


Adoptou algumas medidas de controlo e da correcta gestão de resíduos originando:


Encerramento de lixeiras Criação de Aterros Sanitários Criação de Sistemas de recolha selectiva





No Futuro


A evolução dos sistemas integrados da gestão de resíduos originam que ocorram:  Uma minimização da quantidade deresíduos depositados em aterro.

Valorização dos resíduos Cada vez mais se dá atenção a todas as formas de valorizar os resíduos; quer através da reciclagem, quer através de outras tecnologias fomentado o desenvolvimento.

Politica dos 3R’s




Como já vimos, o futuro do nosso ambiente depende em grande parte de cada um de nós mas, dado o avassalador crescimento da quantidade de resíduossólidos urbanos, precisamos de estruturas que, tal como a VALNOR, criem sistemas de gestão eficazes para fazer face à avalanche de materiais consumidos e rejeitados, deixando de os encarar como lixo sem qualquer aproveitamento possível e passando a considerá-los como fonte de matéria-prima e energia. Nesse sentido, a VALNOR tem como base do seu sistema de gestão de resíduos a política dos 3R’s,ou seja: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O sucesso desta política só é possível através da participação activa, responsável e empenhada dos cidadãos.

Área de abrangência
Solução técnica actualmente implementada na VALNOR

Nunca é demais lembrar
Como é importante Reciclar E Como utilizar os Ecopontos

Como é importante Reciclar


Reciclar é criar um novo ciclo de vida, aproveitandoao máximo o que a natureza nos dá e reduzindo ao mínimo o desgaste e destruição do meio ambiente. Consciencializar todos os cidadãos para o facto de os nossos recursos naturais não serem inesgotáveis, para a importância de mudar de comportamento no que toca à poluição e ao desperdício, é hoje de vital importância para o futuro próximo da vida no nosso planeta. Trata-se, entre outras coisas, de...
tracking img