Atps – estudo do comportamento consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de valinhos

ATPS – ESTUDO DO COMPORTAMENTO
DO CONSUMIDOR

Valinhos 12 março de 2011

Grupo de referencia.
As mulheres
Segundo o estudo, as brasileiras e as européiasestão promovendo a revolução no consumo online, em parte porque no Brasil, elas respondem por 60% das pessoas que estão cadastradas em sites de compras coletivas.
No ano de 2010 foram movimentadosalgo em torno de R$10,7 bilhões em compras coletivas, e para esse ano a expectativa é que esse valor ultrapasse os R$14 bilhões.
Cinqüenta e sete por cento das mulheres entrevistadas afirmaram que fazempelo menos uma compra por mês pela internet e 44% delas gastam mais de 20% do orçamento familiar em sites de compras coletivas. Esses números atentam para novas tendências comportamentais no que dizrespeito ao consumo feminino, principalmente pela faixa etária que está mais envolvida nesse processo: as mulheres com filhos e que estão abaixo dos 45 anos.
Novos padrões de consumo estão sendoditados pelas chamadas “Mães Digitais”, que não usam a internet apenas para o consumo, mas também para pesquisa e intercâmbio de idéias sobre a educação dos filhos.
A economia de tempo (59%) e aflexibilidade do horário no processo de compra (58%) são os dois principais motivos que levam as consumidoras a realizarem compras através da rede.
A maioria das entrevistadas (83%) declarou que o costumamusar o tempo livre para acessar sites de comércio eletrônico em categorias de compra, venda e troca de produtos usados.
O estudo concluiu que nem no Brasil e nem na Europa as mulheres realizam compraspor impulso, pois na maioria das vezes elas estão se baseando na comparação custo-benefício dos produtos ou serviços, embora o fator emocional seja um dos fatores de grande peso nas decisões deconsumo feminino. Atentas às novidade e também aos riscos das compras realizadas em ambiente online, esta nova consumidora se torna mais cautelosa e criteriosa.
A opinião de outros consumidores, mais...
tracking img