Atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
CENTRO DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTO DA PESQUISA SOSIAL
PROFESSORA: SANDRA
ALUNA: TALLITA RODRIGUES ENEDINO
MATRICULA:10923819


Atividade

Questões para o texto Introdução ao método da teoria social

1- Apresente e discuta os equívocos que deformaram a concepção mitodológica de MarxPaulo Netto apresenta alguns equívocos que decorrem das interpretações que deformam, adulteram ou falsificaram a concepção teórico-metodológica de Marx. O primeiro equívoco foi a representação simplista do método, sendo muitas das deformações tiveram por base as influências positivistas, dominantes nas elaborações dos principais pensadores da Segunda Internacional, organização socialistafundada em 1889 e de grande importância até 1914, contudo, não para por ai, essas influências não foram superadas – antes se viram agravadas, inclusive com incidências neopositivistas – no desenvolvimento ideológico ulterior da Terceira Internacional (organização comunista que existiu entre 1919 e 1943), culminando na ideologia stalinista. O segundo é a Teórica fatorialista, ele teria sido aquele que,na análise da história e da sociedade, situou a ‘fator econômico’ como determinante em relação aos fatores sociais, culturais etc, O terceiro liga-se às posturas dos adversários teóricos de Marx, que buscaram creditar a sua teoria às explicações ‘monocausalistas’ dos processos sociais, isto é, explicações que pretendiam esclarecer tudo a partir de uma única causa ou fator. Na atualidade, para opensador, a crítica a teoria de Marx se concentra especialmente sobre dois eixos temáticos. O primeiro diz respeito a uma suposta
irrelevância das dimensões culturais e simbólicas no universo teórico de Marx, com todas as consequências daí derivadas para a sua perspectiva metodológica. O segundo eixo se relaciona a um pretenso ‘determinismo’ no pensamento marxiano.

2- Defina o que é teoriapara Marx

Teoria: Reprodução Ideal da realidade. Uma reconstrução no plano das idéias. As idéias não cria coisa nenhuma; A razão não cria coisa nenhuma.Para Marx a teoria é uma reprodução ideal, no mundo das idéias. Expressa algo que lhe é, a essa imagem ideal, ontologicamento anterior. É a reprodução ideal do movimento do objeto real. Movimento, pois não é uma descrição ou uma fotografia.Para Marx, a teoria é uma modalidade peculiar de conhecimento. Mas a teoria se distingue de todas essas modalidades e tem especificidade: o conhecimento teórico é o conhecimento do objeto tal como ele é em si mesmo, na sua existência real e efetiva, independentemente dos desejos, das aspirações e das representações do pesquisador. A teoria é, para Marx, a reprodução ideal do movimento real do objetopelo sujeito que pesquisa: pela teoria, o sujeito reproduz em seu pensamento a estrutura e a dinâmica do objeto que pesquisa. E esta reprodução (que constitui propriamente o conhecimento teórico) será tanto mais correta e verdadeira quanto mais fiel o sujeito for ao objeto. Detenhamo-nos um pouco neste ponto tão importante e complexo, começando pela própria noção de “ideal”.
A teoria é paraMarx, como traz Netto (2009), a reprodução ideal do movimento real do objeto pelo pesquisador, ou seja, é através dela, que o pesquisador reproduz em sua mente a estrutura e dinâmica do objeto pesquisado. Para isso, ele parte do mundo real, material, observando este movimento para apreender atravessando a aparência, sendo ela um nível da realidade e por isso também importante, chegando à essência ouestrutura dinâmica dos fenômenos. Com base no idealismo hegeliano, Marx desenvolve o contrário deste pensamento quando entende que o mundo das idéias não constrói o real, mas que é a partir dele, que se constrói o pensamento/teoria. Sendo assim, a teoria é o próprio movimento do real.

3- Explane sobre o método em Marx

Para Marx, o método não é um conjunto de regras formais que se...
tracking img