Jogos empresariais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE









Jogos Empresariais: Conceito e Historia

























Rio de Janeiro, 12 de Abril de 2012.






INTRODUÇÃO

Cada vez mais as empresas procuram treinar competências, desenvolver novas habilidades e fazer com que seus executivos e times exerçam a criatividade ajudando a criar conceitos ou divulgar missão, visão evalores através de atividades vivenciais.

Totalmente dinâmicos, os jogos empresariais têm contribuído para o alcance desse objetivo especifico, fazendo com que os participantes vivenciem conceitos e práticas.

O jogo de empresas exercita os participantes na técnica da tomada de decisão administrativas ou mercadológicas, utilizadas no dia-a-dia pelos executivos. A simulação denegócios possibilita para os alunos o exercício de estratégias competitivas, sem que se tenha o problema e risco de uma empresa real.














1

HISTORIA
 
Os jogos surgiram desde a pré-história e continuam até hoje. Alguns especialistas afirmam que surgiram a 3000 a.c com a simulação de guerra Wei-hai na China e com o jogo Chaturanga na Índia. Outros informam queocorreu por volta do século XIX, que foi feito para o exercito prussiano e ainda tem informações que surgiu por volta de 5.000 a.c na região da mesopotâmia.


Existem informações que as técnicas de simulações de jogos foram feitas para realizar ataques e invasões, como a ocorrida no ataque a Pearl Habor e nas guerras do século XV E XVI.

Com base nos jogos militares, surgiu nosanos 50, os primeiros jogos de empresas. Sob o presságio da American Management Association em 1956 nos Estados Unidos da América, com o objetivo de oferecer aos executivos uma ferramenta de treinamento – Top Management Decision Simulation. A sua utilização em instituições de Ensino Superior, desenvolvido por Schreiber, foi levada para a University of Washington a fim de ser incorporado ao métodode ensino empregado em sala de aula.

Os jogos de empresas tiveram um grande impulso com o avanço dos computadores. Os jogos de empresas baseados em computador surgiram nos anos 50, com conceitos de táticas e estratégias militares usadas nos negócios baseados nas experiências de simulações de campo de batalha Eles ajudaram na criação de modelos de jogos mais complexos e com um altonível de precisão. A introdução dos computadores permitiu ainda que os dados fossem processados com maior rapidez, tornando os jogos mais dinâmicos. Na época, o desenvolvimento de jogos foi facilitado pelo uso dos computadores para cálculo


e simulação de grande quantidade de números, além da criação destes programas serem incentivada pelos fabricantes de equipamentos para demonstrar a facilidadede cálculo das máquinas então existentes.


2


No Brasil, a partir também da década de 1960,tem a informação do uso dos primeiros jogos de negócios como suporte para o ensino nas faculdades, tendo avançado bastante não apenas no meio acadêmico, mas também junto às empresas especializadas no treinamento de executivos e de administradores em geral. A primeira escola de administração deempresas a usar o jogo de negócios em 1962 foi à escola de administração de empresas da Fundação Getúlio Vargas – EAESP-FGV.
























































3


CONCEITO

Vários pesquisadores estão tentando conceituar os Jogos de Empresas, os quais, em sua maioria, coincidem no argumento de que estes sãomodelos dinâmicos de simulação.
Nos jogos são simuladas diversas situações do cotidiano de uma empresa ou em determinado mercado, os participantes tomam decisões gerenciais sob condições próximas às reais, a partir de dados que lhes são fornecidos, possibilitando análise e discussão contínuas. Conceitos de estratégia, planejamento de produção, teoria econômica, marketing, finanças,...
tracking img