Empreendedorismo governamental: a experiência espanhola de gandia

418 palavras 2 páginas
Empreendedorismo Governamental: a experiência espanhola de Gandia
Wilton de Sousa Lima.

Açailândia – Ma
2012

Fatores que contribuíram para o sucesso da gestão empreendedora governamental na Espanha

O primeiro ponto para o sucesso da gestão empreendedora governamental em Gandia foi a escolha acertada do foco principal que substituiria uma cultura empreendedora tradicional que era indústria, em virtude da crise européia. Os governantes espanhóis escolheram o Turismo, pois visualizaram a excelente localização e as belezas naturais que a cidade possui.

Os passos seguintes foram gerados pela necessidade de adaptação dessa nova cultura de subsistência que foi a preparação da cidade, não só para os turistas, mas também para os próprios habitantes, com um planejamento urbano que tornou a cidade ainda mais agradável de viver.

Outro ponto importante foi a visão de preocupação com a natureza associada á preservação ambiental que pudesse acompanhar o crescimento urbano da cidade, transformando áreas antes degradadas em ambientes públicos, de forma educativa junto as comunidades e, por conseguinte alcançando os turistas.

Possibilidades Locais A cidade de Açailândia passou por momentos muito parecidos com o que viveu a cidade espanhola de Gandia, no que diz respeito a necessidade de mudança de uma cultura tradicional para uma outra inovadora. Açailândia viveu um longo ciclo cultural de exploração de madeiras e com a falta dessa matéria-prima e as novas regras ambientais foi obrigada a mudar drasticamente para a exploração de ferro gusa com a instalação de várias siderúrgicas no município. No entanto, os governantes de Açailândia, na época, não tiveram a mesma visão empreendedora dos governantes espanhóis, pois não preparam a cidade e nem sua população para essa nova cultura, que junto com o desenvolvimento industrial, trouxe também a poluição e a degradação do meio-ambiente. Por isso o município vive hoje uma grave crise social principalmente

Relacionados