Fundamentos da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL - FADERGS
[pic]


Elisangela
Etiene Lima
Humberto Lima
João Paulo Bueno
Wellington Bezerra
Márcia Cesario





Fundamentos da Qualidade












PORTO ALEGRE
2012
Elisangela
Etiene Lima
Humberto Lima
João Paulo Bueno
Wellington Bezerra
Márcia Cesario




PROJETO DE CRIAÇÃO DA CASA DE BOLOS E TORTASCasa de bolos e Tortas

[pic]



Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Fundamentos da Qualidade, ministrada pelo professor Leonardo Gomes, da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul.





Porto Alegre
2012





FICHA TÉCNICA


O presente exercício da disciplinaFundamentos da Qualidade, ministrada pelo Professor Leonardo Gomes, consiste na criação de uma empresa que consistirá em uma Casa de Bolos e Tortas.
O trabalho será realizado pelos alunos Elisangela, Etiene Lima, Humberto Lima
João Paulo Bueno, Wellington Bezerra e Márcia Cesario .





































SUMÁRIO EXECUTIVO



O presente projetode criação da Casa de Bolos e Tortas foi definido pelos alunos Elisangela, Etiene Lima, Humberto Lima, João Paulo Bueno, Wellington Bezerra e Márcia Cesario .
No capítulo 1 é apresentado o mercado e sua Segmentação. O capítulo 2 trata da localização e a estrutura necessária para a criação de uma Casa de Bolos e Tortas. O capítulo 3 apresenta o pessoal que será designado para a confecçãodos Bolos e sua venda. No capítulo 4 é tratado dos equipamentos, organização do processo produtivo e divulgação do produto.No capitulo 5 é apresentado o Plano de Ação, onde constam os objetivos e os resultados esperados da criação desta Casa de Bolos e Tortas.



1 O MERCADO


Idiomaticamente, no uso diário, significa: "comercialização", mas também realização. Engloba todo o conjuntode atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos.


1. Contexto de Mercado


O mercado, segundo Kotler (2002, p.36), “[...] consiste em todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos ehabilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo”
.
Muitas vezes, o que o consumidor procura não está limitado a bens de consumo, mas podem ser os mais diversos serviços, incluindo idéias, programas sociais e culturais. Kotler (2002, p.35) também salienta, que “para o crescimento do setor de serviços à medida que as economias evoluem e que cada vezmais se oferece ao mercado, é um mix variável de bens e serviços.”


O mercado de bolos e tortas é representado por consumidores dos mais diversos segmentos. Além do comércio de varejo, pode-se optar pelo fornecimento para casas de festas, padarias, lanchonetes, confeitarias e restaurantes.


2. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO


A Segmentação de Mercado segundo Cobra (1985, p.9), “[...]é freqüentemente definida como uma técnica de pesquisa, como um tipo de levantamento, ou um método de análise de dados.”
Já segundo Keegan (2005, p. 25) segmentação de mercado é :
o processo de subdividir um mercado em vários subconjuntos de clientes que se comprometem de maneira semelhante ou tenha necessidades similares. Cada subconjunto pode ser escolhido como umalvo de mercado a ser atingido com uma estratégia específica de marketing. O processo começa com uma base de segmentação – um fator específico ao produto que reflita as diferenças de exigências ou de resposta às variáveis de marketing por parte dos clientes. KEEGAN (2005, p. 25)


Com essas definições podemos entender que segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em...
tracking img