Projeto de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PRATICA

Amaralina de Almeida Mendes
José Antonio
Cleberson José da Silva
Gisele Radael Gonzaga
Tamires Castilho
Prof. Edílson Luiz Rodrigues da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologo em Processos Gerencias (EMD-0104) – Prática Módulo VI.
24/08/2012

1 TEMA E PROBLEMA

Qual a influênciado recrutamento e seleção na ISO 9001

A ISO 9001 além de ser uma exigência dos órgãos Certificadores e também uma comprovação de qualidade total para os clientes e fornecedores. Para obter qualidade a empresa precisa ter um quadro de colaboradores treinados e aptos a desenvolver suas tarefas. O recrutamento e a seleção dentro de uma empresa com a ISO 9001 têm suma importância visto que aoselecionar e recrutar um candidato o mesmo deve vir com no mínimo de habilidades e competências necessárias.

2 OBJETIVOS

Este projeto tem como objetivos:
* Enfatizar a contribuição do recrutamento e seleção de pessoas para o sucesso na implantação do programa ISO 9001.
* Aprimorar o interesse do individuo na realização de diferentes atividades.
* Criar mecanismo de estímulos eincentivos que ajudem no crescimento da empresa e da nossa formação como acadêmicos.

3 INTRODUÇÃO

Hoje as empresas estão cada vez mais buscando um diferencial, pois preço e qualidade no produto são itens obrigatórios dentro da empresa. Nesta constante busca de um diferencial as empresas cada dia mais vêm buscar qualidade em seus serviços. Iremos falar sobre o controle dequalidade utilizado nas normas do ISO 9001. Relataremos como é o critério e o treinamento utilizado no Recursos Humanos de uma organização já certificada pela ISO 9001 a empresa A.Yoshii Engenharia.

4 DESENVOLVIMENTO

O Recrutamento e a seleção são de vital importância nas organizações empresariais já que o capital humano é o ativo mais importante de que dispõe a empresa. Neste sentido falhas noprocesso de seleção podem comprometer o desenvolvimento estratégico da empresa.
Segundo Ana Cristina Limongi–França e Eliete Bernal Arellano (2002, p. 63) Reconhece-se o recrutamento e seleção como ferramenta importante e integrada na estratégia de negócios da empresa.
Quando uma empresa abre uma vaga o primeiro passo que está empresa faz e recrutar candidatos para está vaga. O recrutamentopode ser interno ou externo.
Recrutamento interno e quando se procura por candidatos dentro da empresa que já exerça outra função estimulando assim o crescimento de colaboradores dando a eles uma oportunidade de subirem de cargo. Já o recrutamento externo como o nome mesmo já diz a procura de candidatos no mercado de trabalho trazendo novas pessoas para trabalhar na empresa. Para este tipo derecrutamento a empresa geralmente anuncia em jornais, internet ou agencia de emprego.
Independente de o recrutamento ser interno ou externo ele merece cuidados especiais com normas definidas e estabelecidas e a função bem definida e clara para que não haja problemas eventuais.
Depois do recrutamento vem à seleção, meio pelo qual a empresa escolhe o candidato que mais compatível a vagaexistente. A seleção é a segunda etapa do processo para o preenchimento de uma vaga em aberto.
Cabe ressaltar que o recrutamento e seleção e de grande valia, pois quando uma empresa contrata um funcionário e este não fica muito tempo na empresa ele gera custos e perca de tempo em treinamento. Por isto e preciso tomar muito cuidado ao recrutar e selecionar uma pessoa deve-se verificar suas experiênciase seu potencial considerando os valores e cultura da empresa.
Os métodos mais utilizados na seleção são primeiramente a analise do currículo, depois entrevista com a pessoa responsável pelo Recursos Humanos, aplicação de testes dentre deles os psicológicos, entrevistas com o encarregado do setor em que a pessoa vai exercer a função e checagem de informações sobre o candidato.
Cada método...
tracking img