Atendimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A estratégia do Oceano Azul
como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante

A Estratégia do Oceano Azul é um livro escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne e fala sobre duas formas de mercados, os quais são classificados como: Oceano Azul e Oceano Vermelho. O primeiro é um mercado concorrente novo, já o segundo é um mercado concorrente onde várias empresas estão inseridas, omercado tradicional.
Na obra os autores falam sobre os dois mercados, baseados em uma pesquisa desenvolvida ao longo de dez anos de estudo sobre trajetórias de empresas de sucesso. Eles buscam semelhanças que levaram determinadas empresas a crescerem muito em mercados aparentemente em queda, ou empresas que se destacaram em mercados em expansão.
Os oceanos são analogias a mercados. No oceanovermelho, as empresas tentam crescer em um mercado já existente, cheio de concorrentes. A cor vermelha é análoga a quão sangrento é este mercado, cheio de batalhas, muitas até desleais, o crescimento é mais custoso e lento e os concorrentes são fortes. O oceano azul representa a descoberta de novos mercados com atribuição de valor aos produtos que tornam a concorrência irrelevante.
Comoexemplo de empresa que conseguiu buscar um novo oceano está o Cirque de Soleil. Ele conseguiu crescer de forma gigantesca em um mercado aparentemente em decadência. Isso só foi possível porque os criadores entenderam o sentimento dos consumidores, mudaram a cara do circo tradicional, vinculando espetáculos circenses com teatro, de quebra conquistando dois públicos distintos.
Em 108 empresaspesquisadas foi possível apurar que 86% dos lançamentos são de produtos existentes, sendo 14% de novos produtos. Os 86% respondem por apenas 62% da receita total e 39% do lucro total, já os 14% restantes representam 38% da receita e 61% do lucro total. Esta diferença mostra a importância das empresas procurarem estratégias de inovação.
O sucesso das empresas está em criar inovação de valor, ou seja,tornar a concorrência irrelevante, pois atua em novos mercados. Para isso é criado uma matriz de inovação de valor que busca o desenvolvimento de uma estratégia consistente de oceano azul. Para criar uma nova curva de valor são citadas quatro ações: eliminar, reduzir, elevar e criar.
*Quais atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados?
*Quais atributos devem ser reduzidosbem abaixo do padrão setorial?
*Quais atributos devem ser elevados acima do padrão setorial?
*Que atributos devem ser criados, que não são oferecidos pelo setor?
Após encontrada a matriz, devem ser aplicados os seis princípios da estratégia: 1-examine os setores alternativos, 2-examine os grupos estratégicos dentro dos setores, 3-examine a cadeia de compradores, 4-examine as ofertas de produtose serviços complementares, 5-examine os apelos funcionais e emocionais dos compradores e 6-examine o transcurso do tempo.
Concentre-se no panorama geral e não nos números. Com a criação da matriz de avaliação de valor não só se visualiza a atual posição estratégica, mas também se elabora com mais facilidade a estratégia para o futuro, para isso é preciso atenção no panorama geral e não apenasmergulhar em números e jargões e se emaranhar em detalhes operacionais. Abaixo estão os quatro passos para uma visualização estratégica.
1_Desperte o visual:
* Compare sua empresa com os concorrentes, desenhando a matriz de avaliação de valor referente à situação vigente.
* Identifique onde sua estratégia deve ser alterada.
2_Explore o visual:
* Saia a campo para explorar as seisfronteiras que levam a criação de oceanos azuis.
* Observe as vantagens diferenciadoras de produtos e serviços alternativos
3_Feira de estratégia visual:
* Desenhe a sua futura matriz, com base em insights resultantes das observações de campo.
* Receba feedback sobre a matriz de avaliação de valor de alternativas, oriundo de clientes, clientes dos concorrentes e não clientes.
* Use...
tracking img