Atacarejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAP – FACULDADE DE PIMENTA BUENO
DIEGO DA SILVA TERRÃO
EDNA PRIMO COSTA
LEONARDO FAUST HASTEM




























MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO






























PIMENTA BUENO – RO
NOVEMBRO 2010
DIEGO DA SILVA TERRÃO
EDNA PRIMO COSTA
LEONARDO FAUST HASTEMMARGEM DE CONTRIBUIÇÃO




Trabalho de pesquisa apresentado à Faculdade de Pimenta Bueno – FAP como requisito parcial de avaliação na disciplina de Gestão de Curso, ministro pelo Professor Gilmar de Assis Andrade.






















PIMENTA BUENO – RO
NOVEMBRO 2010












INTRODUÇÃOO objetivo deste artigo é discutir e analisar o processo de tomada de decisão de preços e rentabilidade de produtos utilizando o método de custeio variável, embasado na interação dos fundamentos e das premissas das Teorias Econômica, de Mercado e de Custos, cujo principal objetivo é conseguir a situação ótima de preços de produtos que proporcione o melhor resultado para a empresa.O artigo parte da premissa que a determinação de preço dos produtos ou serviços e o estabelecimento de um grau desejado de rentabilidade devem ser um objetivo da administração de uma empresa, a qual deve observar todas as variáveis econômicas, de mercado e de custo envolvidas com os produtos ou serviços da mesma. Para tanto, as teorias de Mercado, Econômica e de Custos devem ser utilizadascomo um ferramental teórico poderoso para que possa fazer o planejamento de preços e proporcionar uma margem de rentabilidade adequada e satisfatória.
Apresenta de forma teórica, discussão das variáveis internas e externas envolvidas neste processo, bem como os aspectos operacionais, econômicos e de mercado que o norteiam, apresentando também uma contribuição prática com a aplicaçãoempírica do referido modelo na determinação do preço e da rentabilidade dos produtos.
Uma das mais importantes decisões estratégicas de uma empresa é a formação do preço de venda dos seus serviços ou produtos. Tal processo decisório é complexo, pois depende de variáveis qualitativas e quantitativas, internas e externas que estão envolvidas num planejamento consubstanciado em informaçõesestratégicas de mercado, que refletem os objetivos bem como a missão da empresa. Sendo assim, pode-se dizer que a definição do preço e da rentabilidade é resultado do processo de planejamento como um todo e da interação das diversas áreas da organização.




BREVE DESCRIÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS




A Contabilidade de Custos, é o ramo da Contabilidade que se destina a produzirinformações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões (Leone, 1997, p. 19), nasceu da Contabilidade Financeira quando da necessidade de avaliar estoques na indústria, tarefa essa que era fácil na empresa típica da era mercantilista. Porém, a Contabilidade de Custos acabou porpassar nessas últimas décadas, de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais para uma importante arma de controle e decisão gerencial (MARTINS, 2003, p.22). Com o significativo aumento da competitividade que vem ocorrendo na maioria dos mercados, os custos tornam se altamente relevantes quando da tomada de decisão em uma empresa.


Logo, o conhecimento dos custos é vital parasaber se determinado produto é rentável ou não, e se é possível diminuir ou minimizar seus custos. Com isso, observa se o estreito relacionamento da Contabilidade de Custos com a fixação do preço de venda.


Porém antes de discutir as premissas da formação do preço de venda, é necessário conceituar alguns elementos que serão importantes para o entendimento do assunto abordado....
tracking img