Aromas e fragrancias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aromas e fragrancias
|

ÍNDICE

INTRODUÇÃO...............................................3
FLUXOGRAMAS............................................5
FRAGRANCIAS..............................................6
AROMAS........................................................8
PROCESSOS INDUSTRIAIS..........................10
Aromas - Sintetizar ou Extrair?...................17
Processosde Obtenção de Sintéticos e
Semi-Sintéticos...........................................18
EXEMPLOS DE PROCESSOS
DE FABRICAÇÃO.........................................23
Riscos E Audição Fiscal do Trabalho.........26
BIBLIOGRAFIA.............................................30

Indústria química fabricante de aromas, essências e fragrâncias.

Aromas e fragrâncias são importantes naindústria moderna. Perfumes, cosméticos, fármacos e alimentos dependem de substâncias que conferem odor e sabor que sejam agradáveis aos consumidores. As substâncias que promovem odor são químicas e, assim, os químicos são os profissionais mais indicados para estudar métodos de isolamento, identificação e classificação destes compostos. Além de um bom conhecimento químico teórico é necessário que seconheçam, além de técnicas analíticas adequadas, os mecanismos pelos quais os aromas são detectados no sistema olfativo e percebidos pelo cérebro.

Para identificar um aroma ou fragrância deve-se identificar, nas fontes naturais, qual ou quais são os produtos químicos responsáveis por ele. A identificação de compostos químicos nas fontes naturais avança exponencialmente, mas a atribuição de qualcomposto é responsável por qual odor é muito mais complexa, principalmente devido à subjetividade a que tais determinações estão sujeitas. Os odores não são função única e exclusiva do produto químico em si, apesar de se reconhecer que certos grupos funcionais e determinadas estruturas são responsáveis por odores característicos. A qualificação - reconhecimento e atribuição de um odor a uma substânciaquímica - está sujeita a fatores sócio-culturais que são difíceis de desvincular. O treinamento para tal é extenso e intensivo. A resposta a um aroma segue a relação:

Substância química aromática + fator humano = > resposta do aroma

FLUXOGRAMAS

-Fragrâncias
Definição:
Composição odorífera elaborada por mistura de ingredientes de fragrância. Entende-se por ingrediente de fragrânciaqualquer matéria-prima e/ou produto utilizado na fabricação de fragrâncias que tenha a propriedade de conferir ou intensificar o odor, ou influenciar o odor de uma mistura.
Aplicação:
:: Perfumaria
:: Cosméticos
:: Domissanitários
:: Calçados Plásticos

Matéria Prima: Dos Aromas e Fragrancias Naturais
Quais são as principais matérias-primas?
São extremamente variadas e numerosas. Aperfumaria é, sem dúvida, a arte que utiliza o maior número de matérias diferentes. Atualmente, centenas de produtos naturais e milhares de produtos sintéticos são corretamente utilizados em perfumaria. Matérias-primas para perfumes são encontradas no mundo inteiro; muitas vezes são raras ou difíceis de serem encontradas e, por isso mesmo, cada vez mais caras. Vejamos então algumas das matérias-primasmais utilizadas:
* Flores -
Jasmim: A maioria dos grandes perfumes contém jasmim. São necessários 600kg de flores de jasmim, mais ou menos 5 milhões de flores, colhidas uma a uma ao amanhecer para obter 1kg de essência de jasmim. Grasse (França) e África do Norte.
Rosa: É necessário saber distinguir a Rosa da Bulgária e Rosa de Maio (cultivada em Grasse). Da combinação de ambas se obtém afragrância mais suave da rosa.
Flor de Laranjeira: Cuja essência se chama Neroli, de Provence (França), Itália e Egito.
Tuberosa: Fragrância que faz lembrar a flor do lírio.
Ylang-Ylang: Da Índia, cujo nome significa “flor das flores”.
Lavanda: De Haute Provence (França).
* Grãos Fava-
Tonka: Da Venezuela
Coentro: Dos países mediterrâneos

Ambrete: (Do âmbar) da Índia e...
tracking img