falvorizantes e perfumes

2614 palavras 11 páginas
Desenvolvimento
Flavorizantes
Flavorizantes ou saborizantes são substâncias (naturais ou sintéticas) ou misturas que adicionadas a um alimento que conferem um sabor característico.que intensificam o aroma e o sabor de bebidas ou alimentos produzidos industrialmente.

A palavra flavorizante vem do inglês “flavo(u)r”, significa “aroma” e “sabor” ao mesmo tempo.
Apesar do funcionamento desses dois sentidos (paladar e olfato) estarem ligado a causas diferentes (o sabor está ligado às papilas gustativas e o aroma às células específicas da narina), eles agem em conjunto.

A Composição
A composição de um aroma está longe de ser simples reação entre carga aromática, solventes e outros aditivos.

As substâncias aromáticas possuem naturezas diversas. Ainda hoje não se foi possível estabelecer relações precisas entre estrutura química e perfil de sabor, embora ocorram algumas semelhanças com certos grupos de compostos. De maneira geral, observa-se perda de poder aromatizante com o aumento do peso molecular e redução da pressão de vapor. Como consequencia, moléculas de cadeia ramificada apresentam aroma mais forte do que as de cadeia reta.

Muitos sabores, em especial os de fruta, possuem somente um ou poucos componentes químicos dominantes que carregam a carga de sabor/aroma. Muitos desses componentes são chamados de ésteres. O que formam os flavorizantes são compostos orgânicos chamados ésteres, que tem a características de serem voláteis e solúveis em água, por isso muito utilizados e possuem baixa massa molecular

Ao adicionar esses ésteres a um produto, o sabor dele se assemelhará ao de laranja ou banana, respectivamente. Para criar sabores mais realistas é preciso adicionar outras substâncias químicas nas proporções corretas para que se possa aproximar cada vez mais à realidade. É possível fazer isso por tentativa e erro ou pela análise química do sabor real.Hoje, muitas empresas estão adicionando pedaços de fruta aos seus produtos artificiais

Relacionados