Atacarejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Atacarejo
Este trabalho tem como foco identificar os fatores que afetam um novo conceito chamado atacarejo, em que o mercado potencial visa estar sempre se atualizando nas melhorias dos seus componentes por onde busca os custos mais baixos e margens mais altas, inclusive o impacto de preços e valores dos consumidores perante o mercado.
As empresas têm como prioridade atender o maiornúmero de clientes, mas com as exigências dos consumidores e com a concorrência das empresas cada vez mais acirrada, acaba tornando-se mais difícil, nenhuma empresa consegue atender todos os clientes, pois no atacarejo isso fica gradativamente mais rígido, em que os consumidores se diversificam em suas exigências de compras. As empresas focam na segmentação eficaz, optando por um comportamento demarketing no mercado-alvo, sobre o conceito de marketing a empresa deve satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores sempre melhor que seus concorrentes. Sendo assim os profissionais de marketing devem ficar atento as necessidades dos consumidores e estar inovando as estratégicas dos seus produtos, visando o planejamento estratégico é importante ressaltar onde decidir o posicionamentodos produtos e marcas.
Umas das vantagens do uso do atacarejo é a força de venda que exerce sobre os pequenos e grandes consumidores, onde há grande possibilidade de trazer vários produtos diversificados próximo a ele, com a entrega eficaz, sem contar as variedades. Entretanto tem que estar sempre interligado no mercado para que possa estar atento nas estratégicas convencionais para aderiraprimoramento ao seu consumidor com intuito de sempre estar à frente do seu concorrente, é valido ressaltar que as pesquisas dos clientes servem para descobrir qual a melhor maneira de poder atendê-los.
Neste trabalho, iremos abordar algumas questões sobre o comércio varejista e atacadista, procurando mostrar os caminhos que o atarejo tem que seguir para entrar no mercado e conquistar cada vez mais seusclientes.

1. ATACAREJO

Atacarejo é um atacado que também vende varejo. Algumas empresas que vêm atuando neste mercado são: Carrefour com o Atacadão, e o Pão de Açúcar, com o Assaí.
“O atacarejo é uma nova modalidade que surgiu com grande sucesso no Brasil e vem a cada dia crescendo mais e atraindo novos empresários dispostos a investir neste tipo de serviço. È a venda de produtos emquantidade fracionada para o pequeno consumidor que não necessita de grande quantidade, e a venda de produtos em maior quantidade destinado aos donos de estabelecimentos comerciais e supermercados.”(Disponível em:< www.amis.org.br>. Acesso em 10.03.2011).


2. Determinação do Problema

Devido o Atacarejo ser uma nova tendência de atuação no mercado, como é possível conquistar um espaço no mercadoonde não é conhecido?

2.1 Hipótese

Diante de um mercado inovador e competitivo, onde a cada dia surgem mais empresas, novos produtos e inúmeros concorrentes, torna-se extremamente necessário a criação de novas idéias e a oferta de condições favoráveis que agradem os clientes, para que assim as empresas consigam sobreviver no mercado.
Para conseguir se manter no mercado é necessário tornara marca conhecida e manter os clientes fiéis. Porém, para realizar esta tarefa é necessário fazer investimentos.
Devido a grande concorrência e diversas mudanças no cenário econômico, é imprescindível para as empresas de atacarejo pensarem em uma maneira de melhorar seus serviços e produtos, conquistar novos clientes e atingir seus objetivos visando a melhoria contínua. O mix de marketing é umaferramenta muito importante neste momento, pois ajuda as empresas a se posicionarem no mercado, abrindo cada vez mais portas.
Segundo Philip Kotler (2006, p. 4) “O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais”. O objetivo de marketing é conhecer o cliente tão bem que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho tornando o produto disponível...
tracking img