As diferentes formas de aprender

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista
UNIP



Alvandecilia Denise de Oliveira
RA:1205116

As Diferentes Formas de Aprender

Nova Andradina –MS
16-11-2012

Paulo Freire



As Diferentes Formas de Aprender

Projeto apresentado a Universidade Paulista - UNIP, do curso de matemática,como um dos requisitos para obtenção da nota na disciplina de Prática de ensino: Observação e projeto ministradopela Profª. Raquel Maia Bokums.

Nova Andradina-MS
16-11-2012

Sumário:

As Diferentes Formas de Aprender

Apresentação .........................................................................3
Introdução...............................................................................4
Locais observados..................................................................5
Desenvolvimentodo projeto....................................................6/7
Resultados...............................................................................8
Conclusão................................................................................9

Introdução do Projeto

Com certeza é sim na sala de aula em que podemos transmitir o conhecimento do educador para o querer aprender do aluno alina sala.Mas será que é só na sala de aula que se pode aprender alguma coisa?
Veremos ao longo desse projeto alguns ambientes não escolares que podem ser vistos com outros olhos como um meio de ensinar e de transmitir o nosso saber.

Locais Observados :

-Museu

-Supermercado

-Loja de Informática

Inicialmente começamos algumas analises em três locais não escolares logo de primeiravista.
O primeiro local foi um museu,lá pude notar que há varias imagens,quadros e objetos que foi o fundador de Nova Andradina-MS,o curioso é que parece que o museu é uma casa de relíquias do mesmo,nota-se também o grande potencial de historia que se pode ser analisado ali mesmo sendo uma coisa mas voltada somente para o município.Sita-se ali algumas participações importantes de pessoas que foramfundamentais para a construção e desenvolvimento da cidade.Ali pode –se sim encontrar uma educação escolar,mesmo ela sendo muito voltada para o município somente.
O material visto no museu pode ser usado na aula de história, em geografia, português, da para fazer varias aulas interessantes com esse local, podemos fazer um teatro demonstrando como foi fundada a nossa cidade e como ela esta atéhoje.
O meu segundo local analisado foi um supermercado lá talvez a forma de transmitir o conhecimento seja maior e mais proveitoso, isso porque lá encontrei diversas coisas diferentes como por exemplo: balanças (nela posso usar o peso, a quantidade, poderia levar ela para a aula de matemática tranquilamente) encontrei também diversas variedades de frutas que pode ser usada para mostrar ao alunocores, ou até mesmo frutas que eles não conheça ainda, tudo ali quase ao meu ver seria aproveitável. Pode observar também um meio de compra e troca altíssimo(capitalismo).
Podemos ebaborar um mini projeto com os alunos para que eles desenvolvam um meio de custo baixo para as necessidades básicas da família.
Analisando o terceiro lugar, que seria uma loja de informática pode-se ver o grande avançoda globalização e da tecnologia, a gente percebe facilmente como vem crescendo. Mas de certa forma ela tem uma grande participação significativa para a educação.Na mesma loja visualizei uma quantidade infinita de impressoras, computadores, maquinas digitais, câmeras filmadoras, CPU’s, notebooks, tablet’s, cartuchos, placas, cabos, adaptadores, drives de jogos, enfim é inúmeras as quantidades evariedades que é acessível e as vezes necessários para essa nova geração.
Observando esse terceiro local, vimos que podemos usa-lo na matéria de matemática, informática, dando trabalhos para os alunos verificar na internet sobre os últimos lançamentos tecnológicos, e entre outros.
Contudo, esse avanço tecnológico podemos sentir no nosso dia-a-dia, a questão da globalização, informatização e...
tracking img