Antropologia no quadro das ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antropologia no Quadros das Ciências (Damata)

1- Ciências Naturais e Ciências Sociais
Nenhum filósofo ou teórico da ciência deixou de se preocupar com as semelhanças diferenças entre aschamadas ciências da natureza e as ciências da sociedade. As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente tem causas simples e são facilmente isoláveis. Em contraste com isso, asciências sociais estudam fenômenos complexos, situados em planos de causalidade e determinação complexos.
Os fatos que formam a matéria-prima das ciências sociais são, pois, fenômenos complexos,geralmente impossíveis de serem reproduzidos. Mas além de não reproduzir tais eventos, temos de enfrentar nossa própria posição, história biográfica, educação, interesses e preconceitos. O problemanão é observar o fenômeno, mas como observá-lo.
2- Uma Diferença Crucial
A dicotomia clássica da ciência: aquela entre o sujeito e o objeto. As teorias e os métodos científicos são os mediadoresque permitem operar essa aproximação. Tanto o pesquisador quanto sua vítima compartilham de um mesmo universo das experiências humanas.
3- Antropologias e Antropologia
A disciplina tem trêsesferas de interesse: Antropologia Biológica, Arqueologia e Etnologia (que inclui os planos instrumentais e culturais).
4- Os Planos da Consciência Antropológica
A antropologia biológica nos colocadiante dos espaços primordiais, dos gestos decisivos, do tempo que corre numa escala fria, lenta e infinita. Ela nos permite especular sobre aquele momento mágico quando o milagre do significado deveter se realizado e todas as coisas se juntaram num primeiro sistema de classificação.
5- O Biológico e o Social
Todos os atos humanos diferenciadores entre as sociedades acabam sendo reduzidos arespostas ou meras adaptações a conjunto de desafios tomados como universais. Temos uma cadeia de processos que se passa mais ou menos assim:
-A natureza hostil e ameaçadora reina absoluta....
tracking img