Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOLOGIA


Ciência de limites pouco definidos
Costuma-se dizer, com economia de palavras, que a antropologia é a "ciência do homem". Tão resumida explicação não esclarece as dúvidas sobre o objeto da disciplina que se tenta definir. Também têm o homem por objeto a medicina, a economia, a sociologia, a filosofia e muitas outras ciências. Com a especialização progressiva das ciênciashumanas, reservou-se o termo antropologia para designar o estudo de certas áreas não consideradas pelas disciplinas congêneres: (1) o estudo das raças ou etnias humanas e suas características biológicas (antropologia física); e (2) o estudo do homem do ponto de vista social e cultural, ou seja, dos modos de vida comunitária que o ser humano adotou ao longo do tempo e nos mais diversos espaçosgeográficos (antropologia social e cultural). Quanto a esse assunto, a sociologia -- cujo objeto são as sociedades modernas, alfabetizadas, históricas, constituídas de grande número de membros e geograficamente extensas -- distingue-se da antropologia, que estuda sociedades mais simples, ágrafas e sem história, formadas por poucos seres humanos que geralmente se conhecem entre si. A sociedade moderna secaracteriza, entre outros traços, pelo anonimato da quase totalidade de seus membros. Mesmo assim, os campos da sociologia e da antropologia social se confundem muitas vezes e vários métodos e procedimentos de trabalho são comuns às duas disciplinas.
A descoberta da surpreendente antiguidade do gênero humano, ocorrida no século XIX, propiciou o desenvolvimento de uma nova ciência, dedicada ao estudodos restos humanos, com o objetivo de conhecer a evolução biológica e social dos antepassados do homem moderno. Os cientistas que se aplicaram a essa tarefa se autodenominaram antropólogos, embora seu trabalho pouco tivesse em comum com o dos especialistas, também chamados antropólogos, que estudavam as formas sociais e elementos culturais de povos distantes da influência cultural européia. Tambémse chamaram antropólogos os que, munidos de instrumentos de medida, tentaram estabelecer as bases científicas da diferenciação étnica entre os seres humanos.
Nem mesmo quanto ao emprego do termo antropologia existe acordo entre os especialistas. A escola européia continental, essencialmente francesa, prefere chamar de etnologia a disciplina denominada antropologia social pelos autoresanglo-saxões. Na França, emprega-se o termo antropologia para designar a ciência chamada antropologia física pelos britânicos. Nos Estados Unidos, está aparentemente mais clara a diferença entre antropologia social e cultural e antropologia física, denominações que se referem mais especificamente ao objeto de ambas.
Pelo dito acima, torna-se evidente a inoportunidade de exigir precisão terminológica a umaciência, ou conjunto de ciências, que progrediu em países e círculos científicos muito diversos.
Antecedentes históricos
O princípio comum às grandes religiões segundo o qual todos os seres humanos pertencem a uma única espécie não encontra equivalente em todas as civilizações que se constituíram ao longo da história. Muitos povos foram incapazes de imaginar, fora dos limites de seus domínios,alguém que merecesse a categoria de humano. O interesse pelas culturas alheias não existia entre os antepassados remotos do homem moderno. O contato entre os povos limitava-se à guerra e a um restrito comércio entre os mais próximos. O mundo era um mistério impenetrável, povoado de deuses e espíritos, animais monstruosos e seres fantásticos. Com essa visão do universo, era difícil para aquelesancestrais do homem atual imaginar um conceito abstrato como "humanidade" e estabelecer seu alcance. Os antigos gregos e depois os romanos chamavam bárbaros todos os povos radicados fora de suas fronteiras. O termo revestia uma clara conotação pejorativa, baseada no sentimento de superioridade cultural que impregnava ambos os povos da antiguidade clássica. Algo semelhante ocorria milhares de...
tracking img