Resumo do texto: “a antropologia no quadro das ciências”. in: relativizando: uma introdução à antropologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Da MATTA. Roberto. “A antropologia no quadro das ciências”. In: Relativizando: Uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

Roberto Da Matta visa através do texto, como ficaexplícito em seu título, situar a antropologia no panorama científico. Para realizar tal empreitada teórica, ele busca, primeiramente, estabelecer uma relação, e principalmente uma diferenciação,entre as ciências “naturais” e as “sociais” onde o autor nos mostra que a diferença básica entre tais ciências é a possibilidade de repetição dos eventos naturais que possibilitam determinadas condiçõesde controle, fato que não é verificado nas ciências sociais. Entretanto há uma diferença que Da Matta julga crucial: “nas ciências sociais pretendemos estudar fenômenos que estão bem perto de nós,pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente.” Com isso ele quer dizer que nas ciências humanas pode existir interação entre o pesquisador e o seu objeto de estudo. Masao construir seu argumento o autor acaba por preterir as ciências naturais, como fica evidente em seu argumento: “Na maioria dos casos, o cientista natural resolve um problema simplesmente para criartecnologias indesejáveis e, a longo prazo, mortíferas e daninhas ao próprio ser humano”, contradizendo assim o título de seu livro.
Para “melhor definir um lugar para a Antropologia Social”, sãoapresentados, no texto, os outros ramos da antropologia. São eles a Antropologia Biológica, que se dedica a estudar as “diferenciações humanas utilizando se de esquemas estatísticos... por exemplo, aevolução do cérebro ou do aparato nervoso e ósseo utilizado para andar.” e a Arqueologia que estuda as sociedades do passado através dos vestígios materiais por elas deixados. Por fim fala daAntropologia Social como “o estudo do Homem enquanto produtor e transformador da natureza. E mais que isso: a visão do Homem enquanto membro de uma sociedade e de um dado sistema de valores.”
O autor ainda...
tracking img