Artigo a importancia do afeto entre professor e aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO AFETO ENTRE PROFESSOR E ALUNO

Adriana Machado Martins Vieira


RESUMO

As relações que acontecem dentro da sala de aula, entre professores e alunos são complexas, pois envolvem todo o ambiente em que os indivíduos estão inseridos, dentro e fora da escola. Tudo o que acontece na escola e na vida pessoal de cada aluno e professorinfluenciam no processo de ensino-aprendizagem. Por isso a postura que o professor adotar em sala será muito útil no momento da integração aluno/professor. A aprendizagem acontece, segundo Vygotsky, pela interação do social para com o indivíduo, ou seja, no caso da escola, a mediação se faz por intermédio do professor. Assim, nessa integração com a troca de respeito e de afeto teremos o resultado quetodos esperam.

Palavras-chave: Aluno. Aprendizagem. Mediação. Professor. Conhecimento.

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.
Paulo Freire

INTRODUÇÃO

O tema escolhido tem relevância sobre a importância do afeto entre professor e aluno”, por ser um assunto que mais tem estado nas pautas de reuniões pedagógicas, na mídia edemais veículos de comunicação e círculos de palestras. A falta de afeto muitas vezes gera a indisciplina e o não aproveitamento das aulas. Nossa escolha recaiu sobre o tema, por acreditarmos que o professor precisa se envolver para desenvolver uma didática correta e estratégias adequadas para que o aprendizado aconteça. Alguns autores foram tomados como referência para a pesquisa, tais como:Regina Haidt (2003), José Carlos Libâneo ( 1994) e Gabriel Chalita (2004).
Para que pudéssemos delinear este trabalho, foram desenvolvidos dois capítulos: o primeiro, a sala de aula, também focando a interação sobre os educandos, pelo professor, como um transmissor de conhecimento e aquele que cede lugar em sala de aula para troca de informações, ou seja, um encontro de pessoas e não somente deconteúdos transmitidos. E, o segundo, fatores que interferem na aprendizagem e a aplicação da Pedagogia Nova, aquela em que o afeto se encontra presente, a troca entre seres humanos.
Pelos alunos menores, o professor é visto de acordo com sua forma de vestir; se ensina bem; o seu físico e habilidades didáticas. Por volta dos doze anos de idade, é mais considerado as habilidades propriamentedidáticas; saber manter a ordem; tratar a sala com igualdade e manter as necessidades individuais. Já os mais velhos consideram os professores bons àqueles que: são bem preparados; respeitosos; motivados e dedica dos à profissão; reforço positivo diante dos erros dos alunos e outros.
O professor tem o papel de apoiar, estimular o aluno. Criar um ambiente ou uma atmosfera de paz, de maneira que osalunos passam sentir que aqui se deve trabalhar, mas o ambiente é bom. Sem paz interior não se pode aprender nada de modo significativo.





NA SALA DE AULA

É através da convivência em sociedade, que o ser humano adquire diversos conhecimentos e habilidades. E assim, dentro desse convívio social, ele consegue adquirir educação, conhecimentos culturais, desenvolve hábitos, conhece eadquire valores e atitudes e, constrói seus conhecimentos.
E segundo o autor (Haidt, 2.001, p.55) [...] “ a formação das crianças, dos professores e dos jovens, ocorre por meio de sua participação n a rede de relação, que constitui a dinâmica social¨.
Temos hoje, mais um tipo de interação, muito diferente e nem sempre segura que são as redes sociais no mundo virtual. Esta, numa velocidadeincrível, educa ou desvirtua a pessoa não preparada. Mas como é nos primeiros anos de vida que se forma o caráter de uma pessoa, devemos preparar nossas crianças para saberem usufruir somente o que essas redes têm de melhor.
“A educação, seja ela escolar ou ‘do mundo’, é fenômeno que só ocorre em razão de um processo básico de interação entre pessoas” (GARCIA, apud HAIDT, 2.001, p.56).
A...
tracking img