Salmonella e staphylococous aureos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Salmonella
Salmonella é um gênero de bactérias, vulgarmente chamadas salmonelas, pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo conhecida há mais de um século. Tem em seu nome uma referência aocientista estadunidense chamado Daniel Elmer Salmon, que associou a doença à bactéria pela primeira vez.
São bactérias Gram-negativas, em forma de bacilo, na sua maioria móveis (com flagelosperitríquios), não esporulado, não capsulado, sendo que a maioria não fermenta a lactose. As salmonelas são um gênero extremamente heterogêneo, composto por três espécies, Salmonella subterranea, Salmonellabongori e Salmonella enterica,

Fontes de disseminação:
Ingestão de alimentos contaminados por ex: ovos, peixes, leite, queijos, maionese caseira, palmito e etc.
Ingestão de água contaminadaDisseminação fecal-oral;
Contacto com pessoas doentes ou portadores assintomáticos.
Prevenção:
Lavagem freqüente das mãos;
Evitar alimentos crus ou mal cozidos
Doença:
Patologias como gastroenterite,septicémia, febre entérica causam os sintomas da salmonelose.
Gastroenterite: salmonelose mais frequente, a sua sintomatologia surge 6 a 48h após ingestão de alimentos ou água contaminados; ossintomas mais comuns são: diarreia não sanguinolenta, náuseas, dores abdominais tipo cólica e cefaleias. É autolimitada, durando de 2 dias até 1 semana.
Septicémia: Todas as espécies de Salmonella podemcausar bacteriémia, mas em particular os sorovares, Salmonella Choleraesuis, Salmonella Paratyphi e Salmonella Typhi; como grupos de risco, encontram-se crianças, idosos, e indivíduos seropositivos;Febre entérica, vulgarmente conhecida por febre tifóide (diferente do tifo), infecção sistémica febril caracterizada por febre gradual constante 10 a 14 dias após a infecção. Resulta especialmente deSalmonella Typhi, boa produtora de antígeno Vi. Agentes bacterianos: Salmonella Typhi, Salmonella Paratyphi.
Medidas preventivas:
As principais estratégias de prevenção devem ser: seleção da...
tracking img