Hidreletricas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Forças exógenas são as que modelam o relevo e resultam da dinâmica da atmosfera e da atividade biológica na superfície da Terra. Os processos exógenos são intemperismo,erosão, transporte e deposição que atuam através da ação dos seus agentes que são as chuvas, os rios, o gelo, a gravidade e o vento. A superfície da Terra está em constante mudança devido à ação destasforças, endógenas e exógenas. Pode ser dividida em grandes unidades geomorfológicas, dentre os quais se destacam duas principais: os continentes e os oceanos.
Dentro de cada uma dessas unidadesencontramos ainda, grandes feições geomorfológicas particulares.


As forças exógenas são geradas pela absorção da energia solar na
atmosfera do planeta Terra. Elas influenciam a temperatura, aquantidade.
de chuvas, a velocidade dos ventos e outros fatores, sendo responsáveis
pela diferenciação do clima em cada área do planeta. Essas forças agem no
desgaste e na esculturação das formas de relevo,além de limitar a
distribuição dos seres vivos na superfície terrestre.


Forças Exógenas

As forças externas, também chamadas de forças exógenas, têm função importantíssima na formação dorelevo, assim como as forças internas. O intemperismo físico atua no processo de “desgaste” das superfícies rochosas. Esse fenômeno consiste na alteração das rochas em razão da alternância da temperatura,em que o calor provoca a dilatação das rochas; e o frio, a contração. A repetição desse processo durante anos modela o relevo.
As águas das chuvas e dos rios, a neve e o vento também são agentesmodeladores do relevo. A água pode alterar a composição das rochas, causando o intemperismo químico. Com isso, ocorre a desagregação das rochas, que podem se romper ou desencadear erosões. A ação dosventos também contribui para a aceleração desse processo.
No entanto, atualmente o homem é o principal responsável pelas modificações no relevo. A expansão das áreas urbanas, a construção de...
tracking img