O segredo de luisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE


ALUNO














O SEGREDO DE LUÍSA: RESENHA




























SÃO PAULO
2012

Livro

CHAGAS, Fernando Celso Dolabela. O Segredo de Luísa. São Paulo. 9. ed. São Paulo: Cultura, 2008. 312.p.

Breve biografia do autor

Fernando Dolabela - como é mais conhecido - é o criador da metodologia de ensino de Empreendedorismomais divulgada no Brasil.
É coordenador nacional e regional de programas de ensino da matéria, entre eles o REUNE-Brasil (CNI-IEL e Sebrae), o SoftStart (Softex-CNPq).
É mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
É autor do “Oficina do Empreendedor” e do “Plano de Negócios MakeMoney”, que, em conjunto com “O Segredo de Luísa” compõem a eficiente trilogiametodológica para o auto-aprendizado do Empreendedorismo.

Sinopse

O livro relata a trajetória de vida de Luísa, que se passa entre as cidades de Ponte Nova, interior de Minas Gerais, e Belo Horizonte, capital do Estado.
Luísa, principal personagem, acalentava o grande sonho de tornar-se uma empresária de sucesso, sonho este, que tinha como grande fonte de inspiração sua Tia Fernanda, umacomerciante nata, proprietária da organização Sereia Azul, um armazém de grande projeção comercial em Ponte Nova.
Após um grande número de elogios e pedidos de novas remessas da goiabada, Luísa percebeu então a oportunidade de realizar seu grande sonho, torna-se uma empresária, industrializando a produção de sua Tia.
Porém ao colocar seu objetivo em prática, Luísa, percebeu que teria mais problemas edesafios do que imaginava, sendo que um dos primeiros foi convencer sua Tia a ajudá-la a prosseguir com os seus planos.
Geralmente, quando se tem planos ousados, mas pouca experiência e dinheiro, a credibilidade no empreendedor e em sua idéia é pequena. Ninguém quer investir no incerto.
Cabe observar que o processo empreendedor envolve todas as funções, atividades e ações associadas com a criaçãode novas empresas, sendo o primeiro passo o processo de criação de algo novo, de valor.
E, Luisa tinha, por enquanto, apenas uma idéia.
Todavia, lembrando que empreendedorismo requer a devoção, o comprometimento de tempo, o esforço necessário para fazer a empresa crescer, sendo necessário: ousadia, riscos calculados assumidos, decisões críticas, otimismo após falhas e erros, certamente aobstinada Luisa atingiria seus objetivos.
Isso porque o empreendedor nato consegue identificar as oportunidades de negócios, os nichos de mercado e progredir por meio dos mesmos. O verdadeiro empreendedor é pró-ativo, inovador, motivado pela liberdade de ação, está sempre bem disposto, não se acovarda diante do trabalho e tem espírito de procura e equipe. Luiza era tudo isso, felizmente.
Paradedicar-se em tempo integral a Goiabadas Maria Amélia Ltda (GMA), Luísa decide o fim de seu noivado
Com o tempo, consolidando a venda de goiabada em tabletes, a GMA torna-se um grande sucesso tanto no mercado interno como no externo.
Após enfrentar vários desafios Luísa concretiza seus sonhos e tornou-se uma grande empresária, sendo agraciada com o prêmio de Empreendedor Global do Ano.

Capítulos IV,V e VI

Para Chagas, como se procede à busca e a quantidade de informações adquirida faz do empreendedor uma pessoa de sucesso.
Para esse autor, o empreendedor para ser bem sucedido também deve ser bom administrador, ou seja, possuir, inerentemente, algumas características próprias de um líder: estar atento ao mundo dos negócios, realidade econômica e social mundial, aprender línguas e dominarhabilidades como informática e técnicas de relações de trabalho.
O texto de Chagas passa a idéia de que mesmo Luísa não pertencendo a uma família de empreendedores tomou como modelo a madrinha Fernanda, uma empreendedora de grande iniciativa e autonomia. Aprendeu bastante com ela, se dedicou, leu muito, pesquisou e pode, assim, alcançar seu ideal.
Os valores da sua tia tiveram grande...
tracking img