Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Regina Neres Silva1
Rosivânia Matos dos Santos 2


RESUMO

Este artigo refere-se à observação do comportamento de educando de uma instituição escolar, onde buscamos analisar e fazer um levantamento de alteração comportamental de alunos de educação Infantil. A metodologia utilizada foi leituras, pesquisas e consultas bibliográficas depensadores, pesquisadores e palestrantes renomados que abordam o tema em questão e posteriormente por uma pesquisa de campo abordando estas alterações comportamentais que está sempre ocorrendo dentro das escolas e buscamos analisar o trabalho do professor diante desta realidade. Nosso objetivo é encontrar meios para tentar modificar essas alterações e acreditamos que afetividade é o ponto departida, para a resolução de muito destes problemas.

Palavras-chave: afetividade, alterações comportamentais e experiências.

INTRODUÇÃO

Ao relembrar do passado, não tão distante, podemos ver um ponto invejável de valores que existiam e que são quase ausentes nos dias atuais. Porém com outro olhar podemos apontar na atualidade os avanços educacionais que a pedagogia e o planejamentotrouxeram para ensino, para que se consigam produzir nos educandos resultados positivos que anteriormente não tinha importância e pouco era o valor que se dava a aprendizagem significativa do aluno.
Os valores que existiam antigamente se perderam, eles eram de fundamental importância para o bom desenvolvimento de qualquer sociedade e transmitidos pela própria família de maneira natural, e hoje afamília quer que estes valores sejam transmitidos pelos professores e consequentemente pela escola, deixando de lado o seu real valor e comprometendo a educação escolar dos seus filhos. Essa missão que foi imposta aos professores é quase impossível, pois alguns educandos até aceita e acaba respeitando os demais, por ainda restar algum valor embutido, mas outros não aceitam que o professor o façaser de tal forma se nem mesmo os pais não cobram tal responsabilidade é aonde vem acontecer às alterações comportamentais e cabe ao professor buscar métodos inovadores, para lidar com estes educandos.
Em uma palestra Içami Tiba concretiza a ideia de que, “A educação não pode ser delegada a escola, pois o aluno é transitório, e o filho é para sempre”. A afirmação não condiz com o que ospais da atualidade pensam, pois na verdade esta grande parte de pais esperam que a escola seja responsável pela educação que deveria ser exclusivamente familiar.
Através dessa afirmação podemos refletir e concluir que na ausência de limites, cada um criou seus próprios conceitos e assim deram inicio a um processo de perda de valores na família e em consequência disto a desmotivação dos educandoadentrou na escola.
A entrevista elaborada e respondida por mães de educandos desta escola com visões contraria e que se encontram no corpo deste artigo confirmam na prática através das informações ali contidas e através de ideia de Içam Tiba que vem nos confirmar está realidade que é a falta de compromissos por parte de alguns pais, mas também foi detectada a existência de mães que temconsciência de que é delas este papel.


AFETIVIDADE NA ESCOLA


A partir da observação em sala de aula podemos perceber que o afeto é de grande importância no desenvolvimento integral do educando, pois as educadoras regentes das turmas observadas tem uma vasta experiência na educação infantil. Por opção e por analises por parte dos educadores, elas utilizam o afeto na educação há muitos anos e dizemser de fundamental importância para o desenvolvimento do aprendizado dos educandos.
Em palestra e no livro “Afetividade na educação” autor Roberto Andersen resalta:

“Afetividade, então pode ser encarada por alguns docentes menos responsáveis como anormalidade pedagógica – comportamental bastante inconveniente e desnecessária... pura “perda de tempo” “. (2009, p.09)


Ao contrário...
tracking img