Artigo casas bahia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
Unidade Campo Limpo


autor
Edna Venke Benite


professor
Marco Antonio




























TEMA: CONTRATAÇÃO DA PETROBRÁS NA REGIÃO DE CARAGUATATUBA

ResuMO


Este estudo de caso tem o intuito de destacar como influências do ambiente externo afetam diretamente o ambiente interno de uma organização.

O estudo decaso exposto em sala de aula é referente ao anúncio da Petrobrás informando a contratação de 10.000 funcionários ao término das obras da refinaria na região de Caraguatatuba, diante este cenário demonstrar as possibilidades que uma organização tem de se planejar para identificar as oportunidades e ameaças para obter vantagem competitiva.

Este estudo de caso propõe uma análise do evento, planode ação e estratégia de marketing para a organização que se depara com as tendências que vão surgir diante deste evento.

Palavras chave: Análise do Ambiente Interno e Externo, Plano de Ação e Estratégia de Marketing.
ABSTRACT

This case study is intended to highlight how the external environment influences affect directly the internal environment of an organization.The case study presented in the classroom is for the Petrobras announcement stating the hiring of 10.000 employees works in Caraguatatuba, on this scenario to demonstrate the possibilities that an organization must plan to identify opportunities and threats for competitive advantage.

This case study offers an analysis of the event, action plan and marketing strategy for the organizationwhich is faced with the trends that will emerge on this event.

Key words: Analysis of the Internal and External Environment, Action Plan and Marketing Strategy.



INTRODUCÃO

Este artigo simula dados e informações da empresa Casas Bahia diante do anúncio da Petrobrás de contratar mais 10.000 funcionários na cidade de Caraguatatuba.

Em conseqüência desse evento o ambiente externopassará por mudanças com o aumento substancial de habitantes, na economia, no comércio, etc. Vários são os motivos do governo em se articular para reestrutar a cidade para receber não só 10.000 funcionários, mas sim 10.000 famílias, entre eles destacam-se: aumento dos preços de imóveis e aluguéis, construção de mais moradias, ampliação de linhas de ônibus, aumento na economia e no custo de vida,etc.

Vê-se que a concorrência será grande devido ao aumento da população na região e com a economia em alta os impactos que virão sobre a rede da Casas Bahia vão ser fortes, é necessário se antecipar aos concorrentes identificando as oportunidades e ameaças, e elaborar novas estratégias.
O objetivo geral deste artigo é analisar as tendências das mudanças e como estas tendências irãoinfluenciar o ambiente interno e externo de uma organização, nesse caso a rede Casas Bahia. A partir da análise dessas influências, será proposto um plano de ação e apresentação de estratégias de marketing.



CONSIDERAÇÕES INICIAIS


A análise da história de vida de Samuel Klein demonstra que a mesma foi determinante para o sucesso das Casas Bahia.


A dificuldadee crueldade que ele e sua família enfrentaram fizeram com que obstáculos fossem transpostos em busca de uma vida em paz e feliz. Sua personalidade marcada por carisma, confiabilidade, persistência e coragem fez nascer uma potência empresarial em marketing, no segmento eletrônico.


Nos últimos anos as Casas Bahia teve um crescimento contínuo que a colocou em primeiro lugar entre asempresas de sua área de atuação.


Foi por estes e outros motivos que me impulsionou a escolher essa grande organização para simular o evento ao qual se propõe este trabalho.


ANÁLISE DO EVENTO

Quais as possíveis alterações que o evento causa no ambiente externo?

A rede Casas Bahia é líder no varejo de móveis, eletrônicos e eletrodomésticos do país, mas...
tracking img