Arte na escola atual

Páginas: 19 (4557 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
ARTE NA ESCOLA ATUAL



RESUMO


A escola ainda permeia por um olhar antigo em relação a arte, esquecendo da essência e valores culturais e sentimentais que ela pode nos trazer. A arte vem ganhando lugar de destaque e importância para o desenvolvimento emocional e criativo do educando nas instituições escolares de forma lenta e gradativa. Portanto tornou-se de suma importância fazer umbreve estudo sobre a história desta disciplina e, a partir dela, descrever como essa disciplina, no seu percurso histórico, passa de atividade curricular não obrigatória à área de saber legitimada pela atual LDB, bem como as dificuldades encontradas no ensino de arte nas escolas, tais problemáticas condizem com a formação do professor, o espaço físico, a disponibilidade de materiais didáticos, aduração mínima das aulas, a metodologia aplicada e a excessiva quantidade de alunos. Atualmente, o ensino de arte é obrigatório nas escolas de todo Brasil abrangendo em seu currículo as quatro linguagens artísticas: artes visuais, dança, teatro e música, porém a prática tem mostrado que essas instituições não possuem o mínimo de condições para realização da proposta educacional em artes, ocorrendo àutilização de apenas uma linguagem, geralmente as artes visuais, sendo assim é necessário a revisão do cenário atual de ensino da arte. Percebe-se que a Arte na educação tem fundamental importância na formação de indivíduos críticos e sensíveis à realidade circundante, para tanto é necessário elaboração de métodos e condições para que tal formação se concretize.


Palavras-chave: Arte; Escolas;Desenvolvimento.



1 INTRODUÇÃO



Ao longo da história da educação brasileira, o ensino da Arte na escola pública, vem sofrendo significativas mudanças e um dos grandes desafios na contemporaneidade é tornar-se uma disciplina reconhecida por alunos e professores dos outros componentes curriculares, já que a mesma recebe, ainda, o estigma de apêndice para as outras disciplinas naEducação Básica.


A escola ainda permeia por um olhar antigo em relação a arte, esquecendo da essência e valores culturais e sentimentais que ela pode nos trazer. Resgatar a arte como uma forma de linguagem e expressão, em busca de um novo olhar, permitir o aluno a imaginar e criar, favorecendo assim maior preparação para realizar atividades de outras disciplinas, com contextos maissignificativos, relações mais amplas.


Apesar de todos os esforços para o desenvolvimento de um saber artístico na escola, verifica-se que a Arte, historicamente produzida e em produção pela humanidade, ainda não tem sido suficientemente ensinada e apreendida pela maioria dos jovens brasileiros, pois a mesma surge como reprodução e não como reflexão na escolarização básica sem resignificaçãodos conteúdos abordados, reelaboração dos saberes em Arte por professores e alunos.


É na escola que se oferecem a oportunidade para que crianças e jovens possam efetivamente vivenciar e entender o processo artístico e sua história. Entendendo que a Arte é produto do homem histórico social e sua comunicação com o mundo.


O contato com a Arte na educação possibilita a invenção ecriação, inovação e difusão de novas ideias e tecnologias, levando a criança a expressar sentimentos, pensar, analisar, julgar e fruir.

Atualmente, o ensino de arte é obrigatório nas escolas de todo Brasil abrangendo em seu currículo as quatro linguagens artísticas: artes visuais, dança, teatro e música, porém a prática tem mostrado que essas instituições não possuem o mínimo de condiçõespara realização da proposta educacional em artes, ocorrendo a utilização de apenas uma linguagem, geralmente as artes visuais, sendo assim é necessário a revisão do cenário atual de ensino da arte.


A arte nas escolas de Ensino Fundamental é muitas vezes considerada como supérflua, por se ter esta concepção fundamentada no entendimento de que os alunos têm outras necessidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a escola atual
  • arte atual
  • arte na escola
  • Escola de artes
  • arte na escola
  • Arte nas escolas
  • Arte na escola
  • Arte na Escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!