Arte contemporanea na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARTE CONTEMPORÂNEA NA ESCOLA

Ernesta Silveira manenti
Professora- Tania Regina de Fabris
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (ART0015) – Arte Contemporânea08/07/2011

RESUMO

Neste artigo pretendo destacar questões relacionadas com o cotidiano escolar e arte contemporânea, como ela sendo administrada na escola e qual sua real importância para o desenvolvimento do aluno, por isso pretende-se salientar como é vista a arte contemporânea na sala de aula, tanto no papel do professor como na ação do aluno. É imprescindível que a arte em especiala arte contemporânea seja discutida, estudada e conhecida na escola, este conhecimento é fundamental para que compreendamos as vivencias tanto no contexto escolar como na realidade que nos cerca. Esta arte que vem impor novos limites é diferente nos faz refletir sobre o sentido da criação e materiais diversos, deve criar também no aluno esta expectativa do experimentar algo ousado, fora doconvencional, transpor barreiras da imaginação. E a arte contemporânea vem repensar a própria arte, não impõe limite, é livre e esta ligada ao contexto escolar, familiar e social que permeia a vida do aluno.

Palavras-chave: Cotidiano Escolar. Criatividade. Arte Contemporânea.

1 INTRODUÇÃO
Este artigo vem mostrar a importância do ensino da arte contemporânea na escola, com base empesquisas e a própria experiência, voltados para o desenvolvimento do olhar artístico dos alunos em sala de aula, como deve ser empregado os estímulos que venha propiciar um conhecimento profundo da arte contemporânea a sua compreensão perante o social de cada um e observando ser um arte diferente, crítica e atual que não coloca limites para o educando criar e conhecer e valorizar sua arte e suarealidade. Assim como a ações pedagógicas dos professores deve também trazer este olhar continuo sobre a arte contemporânea, que quanto mais conhecemos e damos seu real valor mais despertamos para algo que se constrói a todo instante de varias maneiras e formas. A ligação da escola com esta contemporaneidade social e cultural e de suma importância e deve ser avaliado pela escola para realmente sertratado da melhor forma para que todos venham ser beneficiados pelo poder da arte, sua influência para o crescimento do individuo em sociedade e na formação de sua própria opinião bem como a maneira de ver sua realidade e compreende-la e até mesmo transforma-la de maneira positiva para seu desenvolvimento e de todos a sua volta. Neste importante papel esta a educação, valorizando a ação do aluno edespertando em seu interior o desejo de buscar suas realizações.

[...] a esfera do ensino da arte que transforma os trabalhos de arte em
percepção precisa e não casual, analisando sua presença estética, seus
processos formativos, suas causas espirituais, sociais, econômicase
políticas e seus efeitos culturais. [...] Se as obras de arte são apenas
submetidas a uma análise ingênua elas podem ser bem conhecidas como
combinações de forma, cor, texturas e massa, mas pouco entendidas em
relação aos religiosos, históricos, sociais, políticos, econômicos e outros
que as originaram. (in BARBOSA, 2001, p. 145

a citação acima vem demonstrar uma opinião do autor sobreo olhar dos professores também quando ensinam a arte ou propiciam estes estudos para os alunos, o profissional de arte também deve estar atento a estas questões, o aluno só, não enxerga pois necessita de influencias estímulos para conhecer seu potencial artístico, para compreender como olhar a arte contemporânea, que ela vem trazer de forma critica a realidade com o objetivo de transmitir outra...
tracking img