A arte na escola

Páginas: 3 (644 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
A ARTE NA ESCOLA

A palavra Arte tem recebido no decorrer de sua história, inúmeros conceitos de vários estudiosos e de diferentes épocas. Tomamos como base, para os conceitos aqui relatados, doisestudiosos: Nicola Abbagnano, filósofo, e Marcya Vasconcellos educadora.
Em seu significado mais geral, “arte significa filosoficamente, todo conjunto de regras capazes de dirigir uma atividadehumana qualquer” (ABBAGNANO, 2000, p. 81)
Conforme nos expõe o filósofo Abbagnano ( 2000) contextualizando, desde Platão aos dias atuais a definição de arte é o objeto de construção, isto é, todo oprocesso, cercado da razão, na produção de qualquer coisa, distinguindo-se da natureza.
A arte é uma expressão da cultura estando presente na educação desde as mais primitivas civilizações até os diasatuais. Na educação em arte na escola o que tem mudado é a concepção pedagógica de aprendizagem influenciada pelas transformações da sociedade.
“O fato é, que, qualquer que seja o significado do quese lhe atribua, a arte existe desde o momento em que surge a necessidade de o homem se expressar sobre alguma coisa.” (VASCONCELLOS, 2006, p.42)
O educador tem papelsignificativo ao fazer, interpretar e refletir sobre arte, sabendo contextualizá-la como produção social e histórica.
Arte para a escola é uma disciplina com origem, história, questões, metodologias que podemser ensinadas e aprendidas. Para Vasconcellos (2006, p. 42) “é preciso estar engajado em um processo de formação de conceitos do quais estes são abstraídos ou criados, ou seja, transformados emrealizações formais.”
Por meio do apreciar, do fazer e do contextualizar, a escola pode abrir espaços para novas possibilidades na arte. Segundo os PCNs, as aulas de Arte devem contemplar atividades dequatro linguagens: dança artes visuais, teatro e música. Partindo desses pressupostos, que fortalecem o ensino de arte nas escolas, o educador deve mediar à aprendizagem dos educandos partindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola de artes
  • arte na escola
  • Arte nas escolas
  • Arte na escola
  • Arte na Escola
  • Artes na escolas
  • ARTES NA ESCOLA
  • Arte na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!