Arte do direito, autor: francesco carnelutti.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sinopse - Arte do Direito - Seis meditações sobre o Direito - Francesco Carnilutti
Este brilhante trabalho foi escrito por Francesco Carnelutti, originalmente em espanhol, por declarada opção,revelando sua preocupação em transpor os limites da tradução do italiano para outra língua.
Apesar de conciso, as qualidades de seu conteúdo são infindáveis. Chama muita atenção aoriginalidade das idéias, fugindo a excessiva técnica para explicar o direito como um dos principais ramos do conhecimento, sem olvidar os mecanismos internos geradores de efeitos sociais inevitáveis.
Logoapós a introdução, na tentativa de mostrar a realidade do direito, traça um paralelo entre uma realidade bem distante e o direito, e com a comparação tenta transmitir o verdadeiro sentido dessaárea tão interessante do conhecimento humano. Em seguida procura transmitir o que se deve sentir por lei, sem deixar de fora as teorias sobre a concepção do direito.
O terceiro tema abordado,os fatos jurídicos, são apresentados numa combinação da teoria com a realidade.
Na quarta parte, apresenta o juízo com muitos questionamentos, que devem ser respondidos, para que sejaencontrado o verdadeiro sentido do vocábulo.
Na última parte, com aparência conclusiva, os temas versados anteriormente são afrontados com o dever, emergindo uma idéia geral de individualismo,coletivismo e paz.
Trata ainda da sanção, começando com uma colocação acerca do homicídio numa perspectiva criminal, para depois partir para a apreciação do tema em Direito Civil.
Em conjunto, oconteúdo do livro indica uma vontade do autor em promover uma introdução do leigo no direito, e, não fazer o estudioso do direito ocupar o lugar do leigo.
Visando facilitar esse primeiro contato com odireito, procurou-se traduzir os termos apresentados em outras línguas, mantendo-os no texto como quis o autor.

Arte do Direito - Seis meditações sobre o Direito - Francesco Carnilutti
tracking img