A arte de argumentar

Páginas: 3 (662 palavras) Publicado: 29 de março de 2013
Capítulo 1
1) Quem é o orador?
O orador é o jurista italiano Francesco Carnelutti, um senhor católico, que almeja desvendar a definição de direito através de um discurso incomum repleto deanalogias.

2) A quem se dirige?
O texto se dirige aos estudantes de direito, sobretudo os jovens, sendo isso perceptível no relato do autor que demonstra as diferentes concepções de quando erajovem e de quando se tornou um idoso.

3) Qual o objetivo de seu discurso?
Utilizando-se de um discurso literário, Carnelutti demonstra que sua definição de Direito não apresenta uma verdadeabsoluta sendo apenas mais uma interpretação possível. Sendo o jovem o seu principal público alvo, ele tenta apresentar mecanismos que façam seus leitores priorizarem o Direito como arte.

4) Podemosafirmar que o orador se apresenta de forma moderada, humilde?
Sim, observa-se em diversos trechos do texto que ele não é o único indivíduo capaz de dissertar sobre o assunto. No trecho, “o jovemacreditava que sabia, o velho sabe que não sabe”, demonstra-se a humildade do autor através do reconhecimento de que ser mais experiente não significa ser mais apto a definir o direito.

Capítulo 21) O que impede o orador de definir o direito? Descartada a definição, que técnica Canelutti passa adotar para propor uma possível definição?
O orador é impedido de definir o direito devido adescrença em uma definição pronta, pois o direito possui um significado amplo e com diversas formas de interpretação; Canelutti, por exemplo, relaciona de maneira inusitada o Direito com a arte.
Elepassa, então, a utilizar o método da comparação, comparando o conceito de direito à um caminho rude sendeiro montanhoso e, em seguida, relacionando o Direito com o Estado...

2) Recupere asanalogias que revelam a relação: povo e estado, Direito e Estado, e Direito e coerção.
Povo e Estado são comparados, respectivamente, com tijolos e arco de uma ponte. Assim como estes necessitam de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Arte de Argumentar
  • A arte de argumentar
  • A arte de argumentar
  • A arte de argumentar
  • Arte de argumentar
  • A arte de argumentar.
  • A arte de argumentar
  • A arte de argumentar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!