Arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS
DE PARANAGUÁ













A ARTE DA GUERRA
Sun Tzu














PARANAGUÁ - 2012
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS
DE PARANAGUÁ













A ARTE DA GUERRA



Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Teoria geral da administração, do curso deadministração, ministrado pelo professor Cleverson Molinari Mello.















1° ano A







PARANAGUÁ - 2012
AUTOR

Sun Tzu, também conhecido como Sun Zi ou Sun Wu, natural do estado de Ch'i, viveu durante o período histórico da China, nascido em 544 A.C foi um general, estrategista e filósofo chinês, muito conhecido pelo tratado militar escrito duranteo século IV A.C “A Arte da Guerra” que é um dos mais famosos estudos sobre estratégias para o sucesso militar. O princípio fundamental de Sun Tzu é que “a guerra é baseada no engano”, ele acreditava que a suprema arte da guerra é subjugar o inimigo sem lutar. Hoje sua obra é um livro de cabeceira de muitos administradores.INTRODUÇÃO

Resenha do livro “A Arte da Guerra” de Sun Tzu, um tratado militar que explica formas de estratégias para o campo de batalha, que também se encaixam perfeitamente na área da administração, encarando o mundo dos negócios como um campo de batalha.




























 










Capítulo 1

Antes de começar algo deve haverplanejamento, Sun Tzu relata cinco fatores que determinam o resultado de uma guerra, são eles: Doutrina, clima, terreno, comando e disciplina. Conhecendo esses fatores e sabendo usá-los da melhor forma possível criando determinadas situações, é possível saber quem vencerá.


Capítulo 2


Relata as conseqüências da guerra e coloca a ênfase na rapidez das ações tomadas e também naeficiência delas, “Uma batalha longa entorpece o exército, umedece o espírito e o entusiasmo dos soldados”, se estiver já sem forças e com tropas desmotivadas por mais que tenha os melhores conselhos, “as melhores saídas” nunca conseguirá obter um bom resultado.


Capítulo 3

“A vitória obtida por meio de batalha não é uma boa vitória”, a idéia é vencer sem lutar, atacando a estratégia do inimigo,quebrar suas alianças, só aí atacar seus exércitos, conhecendo a si mesmo e descobrindo a vulnerabilidade do inimigo, será invencível.

Capítulo 4

Primeiro se torne “invencível” obtendo uma boa defesa, depois ataque o inimigo quando tiver a oportunidade através das falhas dele, não comece a batalha para depois verificar as condições, assim será derrotado. Lute só quando estiver seguro davitória.

Capítulo 5

A importância da tática na batalha, frontal e de surpresa, táticas são fundamentais pegam o inimigo desprevenido, suas misturas são infinitas assim obtendo a vitória. Um bom general explora suas táticas e estratégias, escolhe seus homens de acordo com as situações.

Capítulo 6

Combata o inimigo de modo que sua força esteja sempre cheia e a dele vazia, aja nas suasvulnerabilidades, ataque inesperadamente fazendo com que eles se cansem, sempre veloz como o vento assim os adversários não poderão lhe vencer. Induza-os a adotar formações específicas para conhecer seus pontos fracos. Nunca permanecer constante, sempre aplicar as táticas de acordo com as situações e fraquezas do inimigo.

Capítulo 7

Posicionamento frente ao inimigo é fundamental, aorganização no campo de batalha, ter cuidado ao realizar manobras, dividir as forças e posicioná-las em locais estratégicos, conhecer o terreno e suas condições acima de tudo verificar se há vantagem em partir para o combate.

Capítulo 8

As mudanças podem ocorrer, mudanças que de modo algum devem ser ignoradas, os fatores sempre devem ser considerados, estar pronto para quando o inimigo vier...
tracking img