Linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução dos Sistemas Operacionais


• Ekaaty

[pic]

Local de criação: Brasil

Base de criação: Fedora Core

Site Oficial: www.ekaaty.org 

Última versão: 4

Distribuição: Software Livre




Informações gerais: O projeto Ekaaty é um sistema operacional livre, seguro e amigável baseado no Linux. 

O Projeto Ekaaty enfoca o uso em desktops, provendo uma versão mais leve dosistema, que consome menos espaço em disco e menos recursos da máquina.

Ele é lançado sob a GPL, ou 'General Public License', que o classifica sob a categoria de Software de Código Aberto (OSS), melhor conhecido como Software Livre. Dessa maneira os usuários podem ter liberdade de modificar e redistribuir o software com seu código-fonte e uma cópia da licença, possibilitando a uma comunidadeinternacional de desenvolvedores a oportunidade de melhorar e inovar o sistema operacional.

O Ekaaty é um atrativo para estudantes, pequenas empresas e entusiastas de Linux. Ele vem com o KDE, a mais completa e estável plataforma desktop para Unix, com o Projeto BrOffice.Org, que é uma das mais completas suítes multiplataforma para escritório e que suporta os formatos do Microsoft Office eoOpenDocument e com a suíte groupware Kontact, que apresenta assistentes para filtros antivírus e anti-spam.













• Tupiserver




[pic]



Local de criação: Brasil

Base de criação: Debian

Site Oficial: www.tupiserver.com.br

Última versão: 2.0

Distribuição: Software Livre




Informações gerais: TupiServer é uma distribuição Linux voltada para servidores,preparado apenas com programas e manuais necessários em um servidor, além das facilidades de instalação e configurações dos principais serviços necessários para sua rede. Baseada nos pacotes Debian Sarge e scripts do Knoppix e Debian, ele mantém o mesmo sistema de detecção de hardware e atualização de pacotes (Apt-get). 

Ele foi desenvolvido apenas para servidor, diferente das outrasdistribuições. Com ele você pode instalar vários servidores, como por exemplo:

- Proxy (autenticado ou não);
- Filtro de Sites;
- Firewall;
- CBQ;
- Arquivos;
- Entre outros...

O TupiServer possui várias ferramentas, entre elas:

- TupiAdmin: Uma forma de administração via WEB do Firewall, relatório de sites, acesso autenticado do proxy e filtro sites. Esta última ferramenta trabalha em conjuntocom o TupiFiltro, que é um banco de filtro de sites, atualizado toda vez que houver cadastro de sites indesejados.
- PainelX: Painel de Controle onde você faz a configuração de seu servidor ou instala serviços (FTP, Proxy, Firewall) através dos scripts de instalação, facilitando todo processo de instalação de seu servidor.

O TupiServer foi ajustado para que todos possam trabalhar nele. O usopode ser tanto gráfico ou por console. Uma das vantagens é que você pode conectar via VNC no servidor, como o Terminal Services do MS, ou usar o SSH pelo console. Uma das vantagens é o seu gerenciador de configuração, onde você define qual serviço quer instalar/configurar e em seguida auxilia na configuração. Além destas ferramentas, as configurações podem ser feitas vai browser, pelo Webmin.• Famelix




[pic]

Local de criação: Brasil

Base de criação: Debian

Site Oficial: www.famelix.com.br

Última versão: 2.0

Distribuição: Software Livre

Informações gerais:  Famelix GNU/Linux é uma distribuição criada com a finalidade de oferecer um ambiente similar ao Window$ XP ("Linux comcara de XP"), de tal maneira que facilite a migração de usuários do sistema operacional propietário a um sistema livre, e que se possa aproveitar os conhecimentos já adquiridos pelos usuários. Muito criticado pelos usuários mais avançados do Linux, Famelix é uma distro muito usada por usuários que deixam o "XP" ou outro "Windows" para usar o Linux.

Por possuir forte semelhança com outros...
tracking img