Vigotski

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIGOTSKI


A Psicologia de Vigotski é conhecida como Psicologia Sócio – Histórica, por entender o homem e seu mundo psíquico como uma construção histórica e social da humanidade. Dessa forma,para Vigotski, o homem e seu mundo psíquico nem sempre foi do modo como conhecemos hoje e nem será, pois está relacionado ao mundo material e as formas de vida que vão se constituindo no decorrer dahistória da humanidade. O homem é um ser ativo, social e histórico.
Para Vigotski, o homem não pode ser concebido como natural, que já nasce com todas as suas aptidões, mas ele é um produto histórico,que se desenvolvem a partir do contato com outros indivíduos e com o meio, que se adaptam às mudanças econômicas, políticas e tecnológicas da sociedade. É o meio que desempenha um papel funcional naexistência e sobrevivência de qualquer organismo, pois é ele que influência para o seu desenvolvimento.
Cada ser humano traz consigo traços herdados que, em contato com um determinado ambiente,resultam em um ser único. Portanto, o homem está em constante transformação e, durante toda a sua vida, adquire aptidões atendam suas necessidades. Foi à evolução que permitiu aos seres humanos, diferentede outras espécies transpor as barriras da dependência das condições naturais do meio transformando o num meio social. O que realmente nos interessa, segundo Vigotsk não é o meio em si, mas o modo comoele age e interfere no desenvolvimento do ser humano.
As aptidões se darão a partir do contato que o indivíduo estabelece com os objetos e com os conhecimentos acumulados sócio-historicamente pelasgerações anteriores, e não há aptidões prontas. Assim, o homem aprende a ser homem, e não nasce homem, sendo o trabalho a atividade especifica que o diferencia de outras espécies. Ao manusear umdeterminado instrumento, o homem desenvolve habilidades motoras e descobre novas maneiras de utilizá-los, assim como aprende a agir adequadamente com ele.
A criança, portanto, apropria-se e é...
tracking img