vigotski

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Levi Seminovich Vigotski nasceu em 17 de novembro de 1896 em Orsah, uma pequena cidade da próxima a Minsk, a capital da Bielo-Rússia região então dominada pela Rússia e faleceu aos 37 anos no dia 11de junho de 1934, vitima de tuberculose. Casou com Rosanm Smikhova e teve duas filhas.
Aos 17 anos completou o curso secundário, num colégio privado em Gomel, sendo congratulado pelo seuexcelente desempenho. De 1914 a 1917 estudou Direito e Literatura na Universidade de Moscou. Em 1926 foi publicado seu primeiro livro A Psicologia Pedagógica, mas estudos levam a crer que ele já tinhaterminado o livro em 1924.
Frequentou também cursos de Historia e filosofia na Universidade do Povo que não era oficialmente reconhecida no país. E o trabalho que ele apresentou no final deste cursodeu origem ao livro Psicologia da Arte que foi publicado na Rússia em 1965.Vigotsky afirma que em qualquer pessoa existem dois níveis de desenvolvimento: um afetivo indicado pelo que o sujeito pode realizar sozinho e o outro que o individuo realizacom a com a ajuda de outra pessoa mais experiente.
Um pressuposto básico da obra de Vigotski é que as origens das formas superiores de comportamento consciente-pensamento, memória, atenção voluntariaetc. Formas essas que diferenciam o homem dos outros animais devem ser achadas nas relações sócias que o homem mantém. Mas Vigotski não via o homem como ser passivo, conseqüências dessas relações.Entedia o homem como ser ativo, que age sobre o mundo, sempre em relações sociais e transforma essas ações para que constituam o funcionamento de um plano interno.
O desenvolvimento infantil segundoVigotski é visto a partir de Três aspectos: instrumental, cultural e histórico.
O aspecto instrumental refere-se à natureza basicamente das funções psicológicas complexas. Não apenas aos estímulos...
tracking img