Arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"A ARTE DA GUERRA" - SEU ESTUDO E COMPARAÇÃO ALUSIVA COM HENRI FAYOL

"THE ART OF WAR", ITS STUDY AND REFERENCE TO HENRI FAYOL

Este artigo é um estudo crítico - reflexivo das idéias técnicas, filosóficas e éticas do livro "A Arte da Guerra" de Sun Tzu. Busca-se analisar e refletir sobre os contextos organizacionais e estruturais através da conhecida Teoria Clássica da Administração de HenriFayol. Sugerindo, em uma linha de raciocínio, que o livro "A Arte da Guerra" faz alusões ao mercado empresarial, compara-se, sucessivamente, conceitos e ênfases de Sun Tzu e Henri Fayol. Palavras-chave: organização, coordenação, comparação.

This article is a study based on a critical view from the technics, philosophics and ethics thoughts from the author of the book "The Art of War", Sun Tzu.It tries to analize the organizational and structural contexts through the wellknown Fayol's Classical Theory of Administration. It also sugests that the book hints the business market comparing several times the Sun Tzu and Fayol concepts. Key words: organization, co-ordination, comparing.

INTRODUÇÃO O referido artigo é uma abordagem do livro " A ARTE DA GUERRA" de Sun Tzu. Este traz regrastáticas e organizacionais que podem ser traduzidas para os acontecimentos atuais. A Arte da Guerra, utiliza uma linguagem incisivamente elegante, ética, técnica, filosófica e estética. Sendo assim, pode ser lida como metáfora, aplicando-se a todo e qualquer conflito, alcançando cada indivíduo, seu opositor, uma empresa com outra concorrente ou aliada. A obra define bem a arte de administrar pensandonos prós e contras, finalidades e dificuldades, planejamento e atitudes. Ou seja, Sun Tzu nos passa que tudo que é estudado e analisado terá maiores possibilidades de funcionar melhor. Assim, uma empresa, para atingir suas metas, necessita de avaliações, críticas e objetivos definidos. Também deve conhecer a empresa e seus concorrentes. Da mesma forma a Teoria Clássica de Fayol, parte do estudoorganizacional e estrutural para garantir eficiência a todas as partes envolvidas na empresa, sejam elas órgãos ou pessoas. Sun Tzu tenta nos passar regras éticas provenientes da china antiga. Regras estas que podem ser usadas, não só na Guerra, mas de diversas outras formas, tais como um guia de táticas administrativas. Este guia pode ser usado para aperfeiçoar seus funcionários perante o mercado,concorrendo e, consequentemente, vencendo a concorrência. O que gera assim, resultados satisfatórios para a empresa.

Este livro aponta com clareza, ações que realmente levam uma empresa a ser vitoriosa, corrigindo seus erros e evitando-os. Apresenta conceitos que podem ser aplicados à Administração. A preocupação com a estrutura da organização empresarial como um todo, constitui sem dúvida,numa substancial matéria para a comparação entre a Teoria Clássica de Fayol e a Arte da Guerra de Sun Tzu.

MÉTODOS E DISCIPLINAS

"Deve-se

compreender

por

métodos

e

disciplinas

a

disposição do exército em subdivisões adequadas, as graduações de posto entre os oficiais, a manutenção de estradas por onde os suprimentos devem chegar, às tropas e o controle dos gastosmilitares." (pág. 18)

Sun Tzu a partir deste pensamento, procura determinar condições que fazem diferença na realização de métodos e disciplinas por ele exemplificado. Inegavelmente, como na guerra, dentro de uma empresa o Diretor, o Supervisor de Departamentos e os Gerentes têm de estar sempre bem atualizados sobre os recursos possíveis de serem utilizados em todos os aspectos. Devem possuir umprojeto profissional, afetivo e social, pois eles são a base para o sucesso da empresa. Além disso, a equipe tem que ter uma visão de que o Supervisor é o comandante, logo todos têm de estar empenhados nos mesmos objetivos para

obterem o resultado esperado. Caso haja alguma divergência na equipe, ficará mais difícil de alcançar o objetivo principal. Se o administrador, mesmo sendo esclarecedor e...
tracking img