Arcadismo -

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Arcadismo

Introdução: O ano de 1768 registra dois acontecimentos literários importantes:

1. Fundação da Arcádia Ultramarina (em Vila Rica);
2. Publicação do livro de poemas Obras, de Cláudio Manuel da Costa, considerado o marco inicial do Arcadismo no país.

Por ser o estilo de época característico dos anos 1700 (séc. XVIII), o Arcadismo também é denominado de Setecentismo. Na Europa:O Arcadismo ou Neoclassicismo é considerado o período que caracteriza principalmente a segunda metade do séc. XVIII, tingindo as artes de uma nova tonalidade burguesa. Vive-se, agora, o Século das Luzes, a vitória do pensamento iluminista que prepara o caminho para a Revolução Francesa.

Iluminismo: caracteriza-se pela negação da cultura medieval. Os Iluministas chamam a Idade Média de “Idadedas Trevas”. Como forma de promover o progresso eles lançam mão da ciência, razão e liberdade de expressão.

Na Europa, no início do séc. XVIII, ocorre a decadência do pensamento barroco. Fatores determinantes:
• o exagero barroco cansou o público; a burguesia, fortalecida por uma intensa e lucrativa atividade comercial, lança as bases da Revolução Industrial e luta pelo poder político;
• nocombate ao poder monárquico, os burgueses cultuam o “bom selvagem”, em oposição ao homem corrompido pelas ultrapassadas estruturas da sociedade monárquica;
• os religiosos, com suas polêmicas, levam os problemas teológicos ao descrédito; surgem as arcádias, que buscavam a pureza e a simplicidade das formas clássicas.

O Arcadismo tem espírito reformista, pretendendo reformular o ensino, oshábitos, as atitudes sociais.

Em Portugal, essas mudanças começaram no início do século com uma tentativa de modernização do ensino segundo os ideais iluministas.

• Em 1759, o Marquês de Pombal, (déspota esclarecido), ministro de estado, expulsa os padres jesuítas da metrópole Portugal e das suas colônias. No Brasil, o século XVIII traz importantes mudanças na vida brasileira:
• com adecadência da economia canavieira, o centro econômico transfere-se do Nordeste para as novas regiões de mineração;
• a vida política, social e cultural vem na esteira da economia para Minas Gerais; Vila Rica (atual Ouro Preto), passa a ser a sede dos acontecimentos mais significativos dos anos setecentos, tipo: a mineração, a Inconfidência, os poetas do Arcadismo, o gênio de Aleijadinho.
• Atividademineradora coloca em evidente antagonismo segmentos da classe dominante na colônia e na metrópole.
• A cultura Jesuítica começa a dar lugar ao Neoclassicismo (retomada dos valores clássicos da Antiguidade greco-romana e do Renascimento).

Características

O Arcadismo preocupava-se em truncar os exageros, o rebuscamento, a extravagância do Barroco. Tinha como ideal: A simplicidade, equilíbrioclássico e a medida certa. Inspirados na frase do Horácio “Fugere urbem” (fugir da cidade) e levados pela teoria de Rousseau acerca do “bom selvagem”, os árcades voltam-se para a natureza em busca de uma vida simples, bucólica, pastoril. Procuram o “locus amoenus”, o refúgio ameno, calmo, em oposição aos corrompidos centros urbanos monárquicos.

O burguês busca a natureza. Esse objetivo seconfigura apenas um estado de espírito, uma posição política e ideológica, pois os árcades viviam nos centros urbanos onde tinham seus interesses, como todo burguês. Isto justifica falar-se em fingimento poético no Arcadismo. Os poetas árcades adotam falsos nomes de pastores (pseudônimos pastoris), exemplos:

Cláudio Manuel da Costa → Glauceste Satúrnio.
Tomás Antônio Gonzaga → Dirceu
Basílio daGama → Termindo Sipílio

Arcadismo → Aspecto Formal
• temos o soneto;
• predomínio dos verbos decassílabos;
• rima optativa;
• tradição clássica da poesia épica.

Breves Biografias:

Cláudio Manuel da Costa (Glauceste Satúrnio) Nasceu em Minas erais, em 1729. Estudou com os jesuítas e depois foi para Coimbra estudar Direito. Formado, entra em contato com as primeiras manifestações...
tracking img